Spani investe em segurança energética e adota solução da Tecnogera

O Spani Atacadista, marca que integra o Grupo Zaragoza, vem investindo desde o ano passado, em energia temporária, insumo indispensável para a consecução de seu plano de expansão.

Segundo Thiago Eloy, gerente de Engenharia do Grupo Zaragoza, grandes empreendimentos têm demandas específicas já na fase da construção e, uma das mais importantes, é por energia elétrica. “Inaugurar lojas no padrão Spani, que ocupam áreas de venda com milhares de metros quadrados, estoque e estacionamento, é um desafio que começa bem antes da abertura das portas ao público”, explica o gerente.

“Nesse cenário, como a concessionária não consegue disponibilizar o montante de energia necessário durante a obra, o caminho é o uso de geradores capazes de garantir que tudo funcione já na fase do canteiro”, reitera Eloy.

E foi exatamente essa demanda que fez a marca buscar a Tecnogera Geradores, empresa de soluções em energia temporária, como parceria para a disponibilização de geradores para os novos empreendimentos da rede.“Na fase que antecede a inauguração, ainda no período da edificação, a nova loja não conta com energia definitiva. Com isso, é necessário o uso de geradores para que os sistemas de refrigeração e elétrico funcionem desde o princípio”, destaca o gerente de Engenharia do Grupo Zaragoza.

Para a Tecnogera, o atendimento a demandas como a do Spani Atacadista são cada vez mais comuns e mostram a maturidade do setor, que está comprometido com o prazo de finalização e entrega de seus novos empreendimentos. “Quanto maior o tempo de obra, maiores os custos e o tempo de retorno do investimento”, diz Marcelo Yamane, diretor de Operações da empresa.

Após a inauguração, os geradores seguem garantindo o abastecimento energético da loja até que a concessionária disponibilize a energia necessária e, só depois, é realizada a desmobilização dos equipamentos.

Para o Spani, as soluções oferecidas pela Tecnogera atendem muito bem as necessidades de operação das novas unidades. “Geralmente trabalhamos com a locação de dois equipamentos, sendo um para suprir toda a operação da loja e outro, com uma capacidade menor, para o sistema de incêndio. E tudo funciona muita bem e nos atende plenamente”, ressalta Eloy.

Um dos mais importantes players de seu setor, o Spani Atacadista conta com 26 lojas nas regiões do Vale do Paraíba, Alto Tietê, Centro Oeste Paulista, Grande São Paulo, capital paulista, região metropolitana de Campinas e Sul Fluminense, e emprega cerca de 5.000 colaboradores, nas 20 cidades onde está presente.

Com 15 anos de mercado, em 2017, o Grupo Zaragoza alcançou um faturamento de R$ 2,2 bilhões. Para 2018, a continuidade do Projeto de Expansão prevê a inauguração de novas lojas da marca Spani, que devem demandar investimentos na ordem de R$ 140 milhões.