ID Logistics aposta em qualidade e sustentabilidade nas empilhadeiras de lítio da BYD

Visando oferecer soluções na cadeia logística de forma inovadora e transparente, favorecendo a competitividade dos seus clientes e garantindo o desenvolvimento sustentável, o Grupo ID Logistics, um dos principais operadores logísticos a nível internacional, acaba de adquirir empilhadeiras BYD, 100% elétricas, com tecnologia lítio, modelo ECB 25. Com capacidade de 2,5 toneladas, os equipamentos já estão em operação em uma das operações do Grupo ID Logistics, em São Bernardo do Campo, que atende a lojas do varejo de material de construção.

Esta solução foi adotada a partir de apresentação em julho de 2017 da BYD no Comitê de Inovação – Tecnologia e Tendências, da ID Logistics Brasil, na sede administrativa, em Alphaville, Barueri (SP). Em seguida, a ideia passou a ser estudada pelos representantes do comitê, formado por cerca de 60 gestores de várias áreas da companhia. Segundo Rodrigo Bacelar, Diretor de Desenvolvimento de Novos Negócios e Inovação, “o workshop teve soluções tecnológicas e de inovação, que foram apresentadas por integrantes do comitê ou fornecedores nas áreas de robótica, paletização, armazenagem, automação e controladoria, que atende a cadeia logística”.

Em maio desde ano, na segunda edição do evento, foram divulgadas quais ideias apresentadas nos estudos de viabilidade para as operações da empresa no Brasil seriam realmente viáveis. Entre elas, teve êxito a utilização da solução BYD para implementação logística em alguns de nossos clientes no Brasil”. Bacelar destaca que este tipo de iniciativa motiva a todos aqueles que participam de uma forma direta ou indiretamente nos comitês realizados pela companhia e mostra que é preciso multiplicar a cultura disruptiva.

Famosas por sua bateria de ferro lítio, as empilhadeiras BYD garantem autonomia de até 16 horas, além de permitirem recarga parcial (sem efeito memória) e efetivarem a recarga total em até 2 horas, contra 8 horas da bateria tradicional de chumbo-ácido. Segundo Henrique Antunes, Diretor de Vendas América do Sul da BYD, “Somos a vanguarda da tecnologia em baterias de lítio, somos líderes mundiais. E por termos o sistema completo, conseguimos deixar nossas empilhadeiras no topo quando se trata de produtividade. Permitimos agilidade, corte no custo de manutenção com sala de bateria e com um funcionário destacado apenas para essa função de recarga e troca; evitamos riscos de acidente e ainda reduzimos o custo de energia em 30% com maior eficiência energética. Em comparação com as baterias GLP, essa economia ultrapassa 70%”.