Vinicius Torres – Formado em Sistema de Informação pela Faculdade Integrada Espírito Santense (FAESA), com MBA em Business Intelligence pela Universidade Positivo. É head de Logística do pag!, instituição que atua de forma 100% digital, realizando a interação com seus clientes por meio do aplicativo Meu pag!, oferecendo os serviços financeiros de uma conta digital e fornecendo o cartão de crédito pag!. www.meupag.com.br
Produzir, despachar, acompanhar e entregar! Esses processos fazem parte da área da logística, um dos pilares mais importantes para algumas empresas de determinados segmentos que desejam não só estar à frente de seus concorrentes e conquistar a satisfação dos clientes, mas, principalmente, se consolidar no mercado.
A logística compreende o conjunto de ações estratégicas que contribuem para a construção de uma imagem positiva da empresa. Para isso, é necessário adotar soluções que possibilitem flexibilidade e velocidade no contato com o cliente, transmitindo segurança e credibilidade, bem como a promoção da fidelização.
Os mais variados setores da economia têm a logística como um importante aliado. E o motivo para isso é mais simples do que se imagina: desde a aprovação do pedido até a chegada à residência, o transporte desempenha uma função primordial na experiência do usuário. Devido à espera, ele pode despertar sensações como expectativa e ansiedade. Por essa razão, todo o processo deve ser executado da melhor maneira possível.
No entanto, ao trazer este assunto para a esfera brasileira, é impossível não considerar a complexidade para manter seu pleno funcionamento: as condições das rodovias nacionais. Um estudo realizado pela Confederação Nacional do Transporte (CNT) apontou que a malha rodoviária no país tem quase 1,6 milhão de quilômetros, dos quais apenas 220 mil são pavimentados, recebendo um fluxo de mais de 2,4 milhões de caminhões.
Por isso, neste contexto, é de extrema importância a atuação dos gestores responsáveis pela área de logística nas empresas para desviar as possíveis dificuldades que podem surgir durante o processo de entrega de mercadorias e/ou serviços, por exemplo. Isso será fundamental para alcançar o sucesso desejado (e planejado).
Outro ponto a ser considerado é buscar, sempre, a excelência no sistema que envolve o seu transporte. Para isso, é preciso contar com um bom parceiro logístico, ou seja, uma empresa especializada no assunto que possua uma boa reputação e seja capaz de realizar entregas com garantia e qualidade.
Outro ponto muito importante diz respeito à segurança no transporte de cargas. Nos últimos tempos, é comum ver nos noticiários a participação de quadrilhas especializadas que têm colocado em risco a vida de todos os envolvidos durante a realização de assaltos ou furtos.
E os números são alarmantes. Segundo a Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística (NTC&Logística), só em 2016 foram registradas 25 mil ocorrências de roubo de cargas no Brasil, totalizando um prejuízo de mais de R$ 1,3 milhão para as empresas afetadas.
Para evitar prejuízos dessa natureza, é essencial contratar um serviço de seguro para cargas, a fim de garantir o ressarcimento as transportadoras e empresas nos casos em que sejam alvos da ação de criminosos.
Embora essa questão inspire cuidados, o principal não deve ser esquecido: a satisfação dos clientes que esperam por algo que tanto desejam. O mercado está sempre em constante evolução e, por isso, é necessário buscar conhecimento e novos métodos para aperfeiçoar a logística no transporte.
Dessa maneira, é fundamental atender – e entender – a real necessidade do consumidor para superar as suas expectativas. O caminho é longo, mas com foco e dedicação, o serviço de logística pode, sim, corresponder e conquistar a satisfação dos clientes.