Ford lança o Cargo 1519 com câmbio automatizado de nove marchas

A Ford Caminhões (fone: Fone: 0800 703.3673) lança este mês de novembro o Cargo 1519 Torqshift, o primeiro caminhão médio com capacidade de 15 toneladas a oferecer câmbio automatizado, de acordo com Júlio Gomes, consultor de Vendas Corporativas da Ford Caminhões.
O novo Ford Cargo sai de fábrica com distância entre-eixos de 4,80 m, que comporta baú com até 7 m de comprimento, e também pode ter o chassi alongado para receber implementos maiores. É equipado com motor Cummins ISB 4.5 de 4 cilindros, com potência de 189 cv e torque de 600 Nm, e transmissão automatizada de nove marchas.
O modelo tem peso bruto total de 14.500 kg e peso bruto total combinado de 27.000 kg. É um caminhão de aplicação urbana que, segundo a empresa, oferece grande versatilidade e eficiência no transporte de vários tipos de produtos, como bebidas, material de construção, mudanças e coleta Milk-run, além de transporte rodoviário de curta distância. Por isso, atende muito bem o segmento de logística, conectando centros de distribuição e varejistas, principalmente no transporte urbano de cargas fracionadas, caracterizado pelo constante anda e para.

Tendência
A montadora aponta que o câmbio automatizado é uma tendência que vem ganhando força no mercado de caminhões. Ele já é muito usado nos cavalos, pesados e trucados e aos poucos começa a chegar aos segmentos mais leves.
“A sua aceitação tem sido muito boa. A Ford lançou a linha de caminhões Cargo Torqshift em 2016, nos cavalos e trucados, com a expectativa de atingir 30% de participação dentro da linha, e as vendas chegaram a 37%. Em 2018, no acumulado até agosto, a participação do câmbio automatizado nas vendas desses modelos já é de 56%”, diz Gomes.
O segmento de caminhões médios 4×2 é o quarto maior da indústria. Com cerca de 12% das vendas, só fica atrás dos extrapesados, leves e médios trucados. “A Ford tem cerca de 16% de participação nesse segmento, no qual a expectativa também é de crescimento do câmbio automatizado”, comenta o consultor de Vendas Corporativas. Comparado ao modelo manual, o caminhão com câmbio automatizado Torqshift tem preço cerca de 8% maior, diferença que é compensada pelas suas vantagens operacionais, tanto na economia de combustível como no menor custo de reparo.
Por fazer todas as trocas de marcha no ponto ideal, ela aumenta em cerca de 10% o rendimento do combustível. Outro diferencial é o seu sistema de proteção da embreagem que aumenta em cinco vezes a durabilidade do conjunto. Para evitar o superaquecimento, ela conta com um sistema de proteção que inclui disco com revestimento sinterizado de cerâmica, aviso luminoso e sonoro em caso de abuso e um controle de rotação do motor para garantir a condição ideal de trabalho.

Recursos inteligentes
A transmissão automatizada do Ford Cargo Torqshift é equipada com um atuador elétrico que faz a função do pedal da embreagem, abrindo e fechando quando necessário, e dois motores de corrente contínua para o acionamento da alavanca de engate. Uma unidade de controle eletrônico faz a interface com o módulo do veículo.
Na função D (dirigir), ela seleciona a marcha de arranque adequada e faz uma troca otimizada. Na função M (manual), permite ao motorista assumir o controle e selecionar as marchas pelo botão na manopla em situações como rodagem fora de estrada ou subidas íngremes.
Na função L (“Low”), exclusiva da Ford, as marchas são reduzidas gradativamente de acordo com a velocidade e rotação do veículo. Além de segurar o veículo em declives, também é útil em situações como o acoplamento de colheitadeira, em manobra de ré. Já na função Kickdown o motorista controla o regime de trocas pelo pedal do acelerador. Pisando a até 90% do curso ele funciona no Modo Economia, com trocas a 1.800 rpm. Com o pedal a 100%, as trocas ocorrem a 2.300 rpm, aumentando a aceleração.
Para o motorista, a transmissão automatizada Torqshift oferece uma nova sensação de dirigir, com muito mais conforto e segurança. “Além de trocas de marcha suaves e lineares, conta com piloto automático inteligente que mantém a velocidade constante em subidas e descidas. A assistência de partida em rampa segura o caminhão por até 3 segundos em rampas com inclinação superior a 3%”, comenta Gomes.
Por fazer as trocas de marcha sempre no regime ideal de rotação, o Cargo Torqshift nivela por cima o desempenho dos motoristas. Assim, aumenta a economia de combustível e a vida útil da embreagem, reduzindo os custos de manutenção, ao mesmo tempo em que diminui a fadiga do motorista, especialmente no trânsito urbano.