Ideias criativas, inovadoras e com propostas reais de melhorias. Esse é o saldo do Programa Grupos de Inovação do Expresso Princesa dos Campos, cujo encerramento da edição 2018 aconteceu no último dia 19, com a escolha do projeto vencedor. Dentre as propostas apresentadas pelos sete grupos participantes, a ideia ‘PRI, A Inteligência Artificial da Princesa dos Campos’ conquistou a diretoria e será implantada na empresa a partir do ano que vem.
“Todos os projetos, sem exceção, são viáveis e bastante pertinentes. Atestam que os profissionais estão refletindo sobre como será a empresa nos próximos anos. Mas a proposta apresentada pela equipe Audazes congrega uma série de elementos condizentes com as necessidades atuais da empresa”, explica Florisvaldo Hudinik, diretor-presidente do Expresso Princesa dos Campos.
A proposta vencedora, apresentada pelo grupo Audazes, propõe a criação de atendimento ao cliente através de chatbot (software que se utiliza de inteligência artificial para ‘conversar’ com usuários). Sem limitação quanto ao número de atendimentos ao mesmo tempo, a atuação da atendente virtual PRI englobará desde vendas de passagens, informações de horários de ônibus e marcação de passagens até rastreamento de encomendas, cotações/orçamentos e prospecção de clientes.
“A inteligência artificial é considerada pelo mercado a quarta revolução industrial. Nosso projeto segue essa linha, além de exigir baixo investimento e prever a redução de custos. Com a criação dessa ferramenta, o call center teria condições de focar ainda mais sua atuação no atendimento de situações que realmente requeiram a atenção humana”, destaca Renata Correia Luiz, integrante da equipe Audazes junto com os profissionais Carlos Eduardo Squiba, Luciano Francisco Stolle e Luiz Fernando Lascosk.
O grupo Tempo de Inovar apresentou o projeto ‘Franquias de Encomendas’, visando a expansão da atuação da Princesa dos Campos de forma rápida, padronizada e com resultados. Também voltado ao setor de Encomendas, o projeto ‘Implantação do Setor de Engenharia de Embalagens Logísticas’ foi apresentado pelo grupo Inovando Sonhos. A ideia prevê a utilização de embalagens de madeiras retornáveis para o embarque de mercadorias frágeis. Ainda na área de Encomendas, o grupo On Strategy propôs a implantação do ‘Controle de Encomendas (RFID)’, tecnologia de controle e rastreamento de encomendas.
O Grupo Insight apresentou a ideia ‘Kaizen: em busca da melhoria contínua’, que visa melhorar o índice de satisfação de clientes internos e externos através da filosofia kaizen. A metodologia japonesa objetiva reduzir os desperdícios e aumentar a produtividade através da melhoria contínua.
‘Sistema de Vídeo Conferência’ foi o projeto elaborado pela equipe A Próxima Ideia, com o propósito de aumentar a disponibilidade dos colaboradores, reduzir o tempo de deslocamento de pessoal para reuniões e treinamentos presenciais, aumentar o volume de treinamentos, reduzir custos e tornar a comunicação mais efetiva.
Por fim, a equipe Meta apresentou o ‘Clube da Bike EPC’, que propõe aos profissionais da Princesa dos Campos a substituição do uso de transporte automotivo individual por bicicletas para o deslocamento até o trabalho, unindo promoção à saúde a uma proposta ligada ao consumo consciente, melhoria da qualidade de vida e responsabilidade social.
A diretora administrativa, Mirian Baron Mussi, ressalta o processo desenvolvido no decorrer. “Todos tiveram que buscar conhecimento, ter um pensamento novo para participar de um Grupo de Inovação. E tenho certeza que isso acrescentou crescimento a todos”, diz. “O que eu percebo em todas as equipes é a motivação por transformar a nossa empresa, por pensar algo que venha a fazer da Princesa dos Campos uma empresa melhor. Estamos ansiosos para investir em um projeto”, destaca Felipe Gulin, diretor de Controladoria.
Aguinaldo Claret, diretor de Encomendas, aponta que observou uma evolução nos projetos apresentados em relação ao ano anterior. “E todos tem aplicabilidade. São ideias fantásticas, atuais, de vanguarda. Todos se superaram”, assinala. Alexandre Gulin, diretor Comercial, também destaca a evolução e qualidade dos projetos apresentados. “Todos os grupos estão de parabéns. Todos os projetos apresentados tem viabilidade de serem implantados”, completa.
O programa
O programa Grupos de Inovação foi implantado no ano passado e visa estimular a inovação e criatividade dos profissionais com o objetivo de desenvolver iniciativas e soluções para os desafios do dia a dia da empresa. Sob a orientação da Audaz Consultoria, os profissionais inscritos são divididos em grupos, que idealizam e detalham um projeto a ser implantado na corporação. Ao final do ciclo, uma das iniciativas é escolhida conforme a necessidade, aplicabilidade e importância. E o próprio grupo é responsável por colocar a ideia em prática.
No ano passado, o grupo Viagem da Inovação apresentou o projeto de um aplicativo para mobile de coleta, entrega e cotação de frete, que está em fase de desenvolvimento.