Maersk lança serviço de logística integrada para o Brasil, Argentina e Uruguai

A A.P. Moller Maersk lançou a Maersk, um novo fornecedor integrado de logística de ponta a ponta que oferece pela primeira vez transporte e serviços de mercadorias em contêineres por terra e mar para clientes brasileiros, argentinos e uruguaios.

O lançamento da Maersk é resultado da fusão da Maersk Line com o negócio de gerenciamento de cadeia de suprimentos, anunciado em setembro passado, e faz parte da estratégia de três partes da “empresa-mãe”, de transformar a maior empresa de transporte de contêineres em integradora de logística global, combinando ativos pesados com inteligência da cadeia de suprimentos e serviços digitais.

A Maersk agora oferece um conjunto completo de soluções, gerenciamento e serviços da cadeia de suprimentos, incluindo despachos alfandegários, rastreamento de mercadorias, gerenciamento de estoques e manuseio de terminais, além de uma rede de caminhões, ferrovias e navios para movimentar mercadorias em contêineres no mundo todo.

Como parte disso, a Maersk está olhando para estratégias orgânicas, bem como potenciais oportunidades de parceria, investimento ou aquisição para construir sua rede de ponta a ponta, totalmente integrada de terra a mar em toda a região da Costa Leste da América do Sul.

“Não somos mais apenas uma linha de transporte, reformulamos completamente a nossa empresa e desenvolvemos uma rede integrada de caminhões, ferrovias, terminais e navios”, afirma Antonio Dominguez, Diretor Executivo da Maersk East Coast South America. “Nosso objetivo é continuar construindo essa rede no Brasil, na Argentina e no Uruguai para fornecer soluções personalizadas aos clientes. O anúncio de hoje faz parte de uma estratégia que agora completa dois anos, mas o timing de tudo é perfeito, uma vez que a greve dos caminhoneiros paralisou o transporte em todo o Brasil no ano passado, e desde então, levou muitas empresas a procurar por uma empresa que integrasse todas as soluções”, acrescenta.

De fato, a Maersk marcou sua visão de se tornar uma integradora global em 2017 antes de anunciar a aquisição da Hamburg Süd no final do mesmo ano por 3,7 bilhões de euros, consolidando a posição da Maersk como a principal transportadora no Brasil e no resto do mundo. A Maersk fez vários investimentos e desinvestimentos no Brasil, de navios a portos, excedendo US$ 4 bilhões desde 2008. Esse número exclui a aquisição da Hamburg Süd.

“Estamos em uma posição forte com uma vantagem competitiva que combina operações de ativos com recursos locais e globais para fornecer soluções de ponta a ponta e explorar mercados que cobrem toda a jornada do produtor ao consumidor”, afirma Gustavo Paschoa, Diretor Comercial da Maersk Costa Leste da América do Sul. “Temos equipes especializadas em todas as áreas de gestão da cadeia de suprimentos. Então, por exemplo, se um cliente quer apenas o serviço de despachante aduaneiro, nós temos uma equipe dedicada para isso. Porém, se um cliente quer que a gente cuide de todo o planejamento logístico e necessidades de sua empresa, bem como gerenciar suas finanças comerciais, temos uma equipe para isso também”, acrescenta.

A Maersk estima que o mercado anual de logística global envolvendo transporte de contêineres, logística de contratos, agenciamento de carga tradicional e gerenciamento da cadeia de suprimentos valem uma receita anual de USD615 bilhões.