DHL Express reformula gateway em Guarulhos e dobra produtividade

Cobertura: Carol Gonçalves

 

As expectativas são todas positivas para a DHL Express (Fone: 11 3618.3200). Há 40 anos no Brasil, a empresa acredita no potencial do país e comemora o crescimento de mais 70% no volume de cargas movimentadas de 2017 para 2018.

Sua grande novidade é a remodelagem total do gateway do aeroporto de Guarulhos, SP, que aumentou em quase 50% a capacidade de produção, chegando a 1.800 peças por hora. A instalação demandou investimentos de aproximadamente R$ 23 milhões e é responsável por processar as exportações brasileiras para mais de 220 países e territórios, bem como as importações oriundas do Nordeste da Ásia, Europa e parte dos Estados Unidos.

“O novo gateway amplia nossa capacidade, eficiência e qualidade no processamento de importações e exportações. É também mais uma garantia de agilidade para nossos clientes em suas operações internacionais, impulsionadas tanto pelo crescimento do e-commerce, quanto pela gradativa recuperação da economia brasileira”, declara a CEO da DHL Express Brasil, Mirele Griesius Mautschke.

Segundo ela, foi dada grande atenção às questões de desembaraço aduaneiro e demais normas regulatórias, prevendo áreas exclusivas climatizadas para Receita Federal, Anvisa, etc. e um espaço alfandegado de itens retidos ou devolvidos em suas instalações, melhorando a logística de armazenagem e o fluxo de liberação.

Movimentação

No caso da importação, as remessas são recebidas a partir de oito voos comerciais provenientes de Miami, Madrid, Frankfurt, Santiago, Amsterdam, Barcelona, Buenos Aires e Lima. Já as exportações são expedidas por meio de 14 voos comerciais, que se conectam às malhas aéreas internacionais da DHL em todo o mundo.

Com uma equipe de mais de 140 pessoas, o gateway opera 24 horas, de segunda a sábado, processando durante o dia as remessas de importação que chegam durante a noite e as de exportação no turno oposto (chegada de dia e processamento na madrugada). O tempo médio de liberação das remessas na importação é inferior a 24 horas.

“Dentro de nosso processo, as esteiras motorizadas têm papel importante. São mais de 350 m² de esteiras modernas e interligadas que permitem que as remessas selecionadas pelos órgãos aduaneiros sejam disponibilizadas para inspeção física de forma segregada e com maior agilidade. Com isso, reduzimos em 30 minutos o tempo de liberação de remessas na exportação, por exemplo”, explica Mirele.

Vale destacar que as instalações são monitoradas em tempo integral, com rígido controle de acesso, atendendo aos requisitos de certificação TAPA e OEA. O local conta, ainda, com o sistema de caster deck (chão com rodas deslizáveis) e o equipamento fast global, que auxiliam os colaboradores no carregamento e descarregamento de contêineres e sua movimentação, agilizando também os processos.

A DHL é a única empresa a ter um terminal de courier exclusivo no aeroporto de Guarulhos.

 

E-commerce

De acordo com Mike Parra, CEO da DHL Express Américas, o Brasil tem grande potencial no e-commerce. “A tecno‑ logia tem mudado a realidade das pessoas, que passaram a comprar mais pela internet. Esse fenômeno, que começa a se desenvolver no Brasil, amplia a entrada de produtos de diversos países, estimulando o e-commerce. Em razão disso, esperamos um grande crescimento para o país nos próximos cinco anos”, declara. A empresa acredita, ainda, no aumento da exportação por pequenas e médias empresas brasileiras, que pretendem expandir sua presença em outros países.

O novo gateway de Guarulhos se soma a uma série de ações e estratégias da DHL Express para remessas relacionadas ao e-commerce. Em 2018, foi lançado o novo centro operacional DHL em São Paulo, na Vila Leopoldina, com área dedicada a operações especiais que demandam customização, como é o caso do e-commerce. A estrutura conta com 70 posições de carregamento simultâneas e foi desenvolvida seguindo o conceito de sustentabilidade. Segundo Mirele, o hub tem estrutura para suportar o crescimento que se espera do Brasil nos próximos 10 anos.

Importante destacar que a empresa dispõe de uma equipe full time para e-commerce com 60 colaboradores e 30 veículos e duas plataformas de TI destinadas à gestão completa de embarques por parte das empresas e pagamento online antecipado de impostos. Oferece, ainda, o sistema ODD (on demand delivery), que permite ao cliente final personalizar sua entrega, podendo trocar o local mesmo depois de fechada a compra, por exemplo. Mais de 100 países já utilizam essa ferramenta.

Além do e-commerce, a empresa também está apostando no setor farmacêutico/biológico, adequando sua infraestrutura pra atender às exigências requeridas. Para a DHL, o Brasil carece de empresas especializadas na logística desse segmento.