A Brasil Terminal Portuário (BTP) adquiriu um moderno equipamento projetado para captar a água do mar em caso de combate a incêndios, tornando-se o primeiro terminal de contêineres do Porto de Santos a investir neste tipo de tecnologia. A motobomba, como é chamado esse equipamento da fabricante Germek, permite ao terminal ter ainda mais autonomia, agilidade e segurança no combate a incêndios.
Além da aquisição da motobomba, foi preciso também investir no treinamento específico de toda a equipe da BTP que atua em situações emergenciais, composta por bombeiros, técnicos em segurança do trabalho e brigadistas. Todo o corpo técnico foi capacitado para utilizar o novo recurso de forma assertiva, ágil e segura.
A BTP também acaba de receber a certificação do Sistema de Gestão Integrado (SGI) que atesta o cumprimento aos requisitos de Qualidade, Meio Ambiente, Segurança e Saúde Ocupacional.
Recomendada à certificação em dezembro de 2017, após auditoria do órgão internacional Bureau Veritas (BVQI), a BTP reforça seu compromisso com a excelência em suas operações no Porto de Santos ao adotar um sistema de gestão integrado e pautado nas versões mais recentes das normas ISO 9001 e ISO 14001, ambas de 2015, e OHSAS 18001, de 2007.
A certificação do SGI é válida por 3 anos. Além dela, desde setembro do ano passado a BTP possui a certificação de Operador Econômico Autorizado (OEA), emitida pela Receita Federal com o objetivo de atestar a segurança das cargas.