CDRJ participa de reuniões da Secretaria de Portos e da Conaportos

O diretor-presidente da Companhia Docas do Rio de Janeiro (CDRJ), Francisco Antonio de Magalhães Laranjeira, participou de duas reuniões em Brasília esta semana. Uma delas foi a primeira que o secretário Nacional de Portos e Transportes Aquaviários do Ministério da Infraestrutura, Diogo Piloni, realizou com autoridades portuárias de todo o país. A outra, que aconteceu no mesmo dia, foi a 13ª Reunião Ordinária da Comissão Nacional das Autoridades nos Portos (Conaportos).

De acordo com o secretário, o objetivo desse primeiro encontro foi ouvir os projetos, as novas implementações e os desafios dos presidentes das Companhias Docas e portos delegados recém-empossados. “Sabemos dos desafios dos nossos gestores e o momento é oportuno para promovermos a integração das Companhias Docas na nova gestão do Governo Federal”, explicou Piloni.

Conaportos

A abertura da reunião da Conaportos ficou por conta de Marcelo Sampaio, Secretário-Executivo do Ministério da Infraestrutura, seguida pela palestra de Diogo Piloni. Sampaio reforçou a importância do Conselho e disse que o governo vai manter a eficácia do diálogo ativo e permanente com o setor: “A Conaportos traz de volta a possibilidade de promover a integração de informações, e isso acaba sendo um ótimo instrumento para o Governo Federal receber as demandas do setor com o foco na desburocratização”. Já Piloni explicou as competências, o funcionamento e a estruturação dos comitês técnicos da Conaportos.

A comissão passa a se reunir trimestralmente, o que vai dar ao fórum a oportunidade para que, periodicamente, seja feita uma avaliação da melhoria das atividades e da prestação dos serviços nos portos. “A Conaportos deve direcionar seu olhar à economia e a resultados que visem a otimização, a flexibilização e a desburocratização do setor portuário brasileiro”, explicou Piloni.

Também foram apresentadas as demandas do setor portuário e os novos representantes da Conaportos tomaram posse.  Entre as propostas e resoluções da reunião ordinária, a Conaportos decidiu sobre os Comitês Temáticos, responsáveis por fornecer informações e auxiliar na deliberação da Comissão. Ficaram mantidos os Comitês Técnicos de Integração de Sistemas, Modernização Portuária e de Parâmetros de Desempenho. Além disso, foi aprovada a criação do Comitê Técnico de Estímulo à Cabotagem.