A Nimbi, empresa de tecnologia especializada em supply chain management, lança seu próprio roteirizador integrado ao Transporta, ferramenta de gestão de transporte de mercadorias. A solução atende desde a criação de viagens até a entrega de produtos, gerando uma redução de até 30% nos custos da operação logística.
O módulo da Nimbi permite que empresas construam sua própria Torre de Controle Digital, com monitoramento da operação em tempo real. Com forte expertise em soluções para a área de supply chain, a empresa expande a oferta do produto para os mais de 150 mil fornecedores que fazem parte do seu marketplace. Só em 2018, a companhia foi responsável por transportar R$ 19 bilhões em mercadorias de clientes como Diageo e Gallo.
“As empresas que cuidam de um ecossistema complexo são muito mal atendidas pelas tecnologias disponíveis no mercado, chegando a utilizar até cinco ferramentas diferentes não integradas para realizar a gestão da área logística. Com o Transporta, é possível ter o máximo de controle e autonomia em uma única plataforma”, diz Felipe Almeida, CEO da Nimbi.
A solução possui um dashboard interativo, que associa dados massivos de maneira simples, permitindo a análise dos indicadores de produtividade (KPI’s) e agilizando as decisões que geram mais eficiência para a empresa.
“Desenvolvemos o roteirizador utilizando conceitos de matemática avançada elaborados em parceria com o Grupo de Tecnologia Aplicada à Otimização da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Isso significa dizer, que além de rodar com mais rapidez quando comparado com outras soluções, geramos resultados que diminuem o tempo ou a quilometragem em até 12%”, afirma Almeida.
O serviço conta com o aplicativo Transporta Motorista, que, ao se conectar com outros Apps de navegação — como Waze, Google Maps e Maps da Apple, entre outros —, viabiliza o acompanhamento da mercadoria durante a viagem. Além disso, cria ocorrências com fotos, notificações automáticas e digitalização da nota fiscal.
“Com a tecnologia dando visibilidade ao transporte de mercadorias, a Nimbi avança também para oferecer a antecipação de recebíveis, entrando na era do Supply Chain Finance”, explica Almeida.