Maersk anuncia novo serviço de logística integrada para Brasil, Argentina e Uruguai

A A.P. Moller Maersk anunciou, em coletiva de imprensa no primeiro dia da Intermodal, o lançamento da Maersk, um novo fornecedor integrado de logística de ponta a ponta que oferece pela primeira vez transporte e serviços de mercadorias em contêineres por terra e mar para clientes brasileiros, argentinos e uruguaios.

A novidade é resultado da fusão da Maersk Line com o negócio de gerenciamento de cadeia de suprimentos, anunciado em setembro passado, e faz parte da estratégia de três partes da “empresa-mãe”, de transformar a maior empresa de transporte de contêineres em integradora de logística global, combinando ativos pesados com inteligência da cadeia de suprimentos e serviços digitais.

A Maersk agora oferece um conjunto completo de soluções, gerenciamento e serviços da cadeia de suprimentos, incluindo despachos alfandegários, rastreamento de mercadorias, gerenciamento de estoques e manuseio de terminais, além de uma rede de caminhões, ferrovias e navios para movimentar mercadorias em contêineres no mundo todo.

Como parte disso, a Maersk está olhando para estratégias orgânicas, bem como potenciais oportunidades de parceria, investimento ou aquisição para construir sua rede de ponta a ponta, totalmente integrada de terra a mar em toda a região da Costa Leste da América do Sul.

“Não somos mais apenas uma linha de transporte, reformulamos completamente a nossa empresa e desenvolvemos uma rede integrada de caminhões, ferrovias, terminais e navios”, afirmou Antonio Dominguez, diretor executivo da Maersk East Coast South America.

Com os grupos intermodais, a empresa cresceu 30% em 2018. Neste ano, somente nos três primeiros meses, o crescimento foi de 225% no rodoviário e 128% no ferroviário.

Parceira da Maersk, a APM Terminal também participou da coletiva. Ricardo Arten, diretor superintendente da companhia no Brasil, reforçou o trabalho em conjunto. “Sabemos de todos os desafios estruturais no país e vamos trabalhar para oferecer soluções para enfrentá-los”, disse. Por sua vez, Dries van Dongen, chefe global de clientes e serviços terrestres da APM, ressaltou a confiança na economia do Brasil para um crescimento ainda maior dos negócios.

Durante a coletiva foi anunciada, ainda, a chegada do despachante digital Twill ao Brasil. A ferramenta, desenvolvida pela Maersk, oferece melhor controle de embarques, cotações, reservas, transparência, serviços de rastreamento, menor burocracia e atendimento ao cliente proativo por uma plataforma online fácil de usar.

O Twill é voltado para empresas que estão tentando vencer a complexidade de importar e exportar produtos, como pequenas e médias (PMEs), que podem nem ter um departamento de logística, mas precisam ser competitivas globalmente. “Com o Twill, queremos simplificar o jeito com que as companhias brasileiras lidam com o comércio global e fazer com que elas tenham mais participação globalmente e, consequentemente, fomentar o crescimento econômico do país. Além disso, com o plano do governo de investir mais em infraestrutura, esperamos contribuir para que o Brasil seja mais competitivo na escala global”, disse Fabio Britto, gerente de vendas do Twill no Brasil.