Seguindo a tendência de “Uberização” dos últimos anos, com o conceito de economia compartilhada, a revolução dos negócios colaborativos não ficaram restritos ao transporte de passageiros, como o Uber, ou mesmo de entregas rápidas, a exemplo da startup Rappi, chegando até mesmo ao tradicional ramo de transporte de mudanças.
Nesse cenário chega ao mercado o site MudeiDeCarona.com, que é uma plataforma que conecta usuários a empresas de mudanças, e com o uso de logística reversa promete oferecer descontos que poderão chegar até 45% no custo total do frete, dependendo do destino escolhido e tamanho da mudança.
O site foi criado após um dos sócios, Marco Aurélio Braga, precisar realizar sua mudança de São Paulo para Uberlândia, ao se deparar com o alto custo do frete questionou a transportadora sobre a possibilidade de um desconto, e como resposta, a empresa de mudanças afirmou que caso conseguisse algum outro frete no sentido inverso, o valor do serviço poderia cair até pela metade: nesse momento nascia a ideia do site.
O portal funciona da seguinte forma: quando o usuário precisa se mudar, por exemplo, de Curitiba (PR) para São Paulo (SP), basta acessar o site e encontrar uma transportadora que esteja fazendo o trajeto inverso, enviar a relação dos móveis a serem transportados, e em questão de minutos receberem a cotação do frete.
As rotas das transportadoras são disponibilizadas em tempo real no site, atualmente são disponibilizados cerca de 1200 novos destinos por mês por cerca de 250 transportadoras cadastradas.
“A vantagem para as transportadoras oferecerem esses descontos aos usuários é que encontrando um cliente no trajeto da volta, as transportadoras conseguem diluir os custos da viagem entre esses 02 usuários, assim reduzir a ociosidade de sua frota, garantindo que seu caminhão nunca retorne vazio, ou seja, tornando o frete mais acessível a todas as partes e ainda maximizando o lucro por trecho dos caminhões”, explica Marcio Brandão, coordenador de operações da startup.
Presente em 29 cidades, o site prepara seu plano de expansão após receber sua primeira rodada de investimentos, liderada por um grupo de investidores anjos de São Paulo, a meta do site é atender todos os municípios brasileiros com população acima de 400 mil habitantes até o final de 2020.