Para fugir do trânsito caótico de São Paulo, as pessoas têm usado bicicletas e patinetes, ganhando tempo e reduzindo estresse, sem falar na diminuição da emissão de gases poluentes. De olho nessa facilidade, a B2log (Fone: 11 2626.5642), startup de logística especializada em e-commerce, passou a utilizar esses meios de transporte para atender a demanda das regiões da capital paulista com intensa movimentação de veículos.
“Oitenta e cinco por cento da nossa frota são de carros de passeio. Dependendo da região, um entregador pode levar de 40 minutos a 1 hora entre trajetos que poderia fazer em 15 minutos”, conta Juca Oliveira, CEO e founder, destacando que a companhia é pioneira no serviço de entrega com patinete elétrico.
Como plataforma WEB de logística, a B2log conecta entregadores autônomos ao e-commerce para entregas de produtos no mesmo dia e no dia seguinte. Possui Centros de Distribuição próprios em São Paulo, SP, e Florianópolis, SC, e está em fase de expansão para outras capitais.
As entregas de patinete e bike elétrica ainda estão em fase piloto para apenas alguns CEPs da capital paulista. Juca explica que as entregas realizadas na fase piloto levam em conta a dificuldade de estacionamento para carros e motos em regiões com grande concentração de endereços corporativos.
Com o novo serviço, a expectativa é dobrar o número de entregas feitas no mesmo dia em que o consumidor compra seu produto na loja virtual, que hoje representam 20% da demanda.
Sobre o cadastro para novos parceiros, o processo começa no site seguido de uma etapa presencial que inclui treinamento. “Quanto à segurança da carga e do parceiro, a B2log disponibiliza uma equipe para o Gerenciamento de Risco, que monitora o dia a dia do entregador e o rastreamento dos produtos.”
A parceria da B2log com as empresas de e-commerce se dá por meio de contrato com garantia de nível de serviço. Após realizada a coleta dos produtos no e-commerce, a companhia otimiza as rotas, e os itens seguem ao destinatário através dos entregadores. “O principal benefício para o e-commerce é a entrega realizada em um prazo extremamente curto com bom nível de serviço e viabilidade econômica”, salienta Juca.
Já para o comprador, um dos benefícios mais importantes, além do recebimento em tempo recorde, é a experiência de compra, uma vez que é possível acompanhar a entrega em tempo real e contar com uma equipe treinada.
A B2log atua em duas modalidades. O Same Day Delivery se aproxima da experiência de entrar em uma loja física e sair com o produto, uma vez que, realizada a compra, o consumidor recebe o produto em algumas horas. O Next Day Delivery tem a mesma proposta da entrega expressa, porém com um custo mais atrativo. Dependendo do horário de corte do e-commerce, as entregas realizadas durante o dia ou a noite são processadas durante a madrugada e entregues no dia seguinte.
Juca conta, ainda, que a logística reversa expressa da B2log proporciona uma experiência satisfatória mesmo quando algo não deu certo, como, por exemplo, a troca de um produto que não serviu. “Após realizada a solicitação de coleta pelo e-commerce, o produto é coletado pelo consumidor e retornado até o e-commerce em até três dias sem que haja necessidade de o consumidor embalar o produto ou se dirigir a uma fila dos correios. Todo esse processo pode ser acompanhado pelo e-commerce e pelo consumidor na hora”, explica.
No mercado desde 2013, a empresa cresceu 55% em 2018 em relação ao ano de 2017 e teve um incremento de 40% no número de clientes e parceiros. Os planos são operar em até seis estados nos próximos meses e crescer mais 60% em 2019. Entre seus clientes estão Dafiti, Netshoes, Decathlon, Ricardo Almeida, Livraria Cultura, Shop2gether, Kanui, Tricae, Rihappy, MyShoes, Emporionaka, Vestem, Trousseau, Longerie, Oqvestir, Mob e Synapcom.