Entre as atividades conjuntas que serão realizadas na Logistique – Feira de Logística e Negócios Multimodal, que acontece de 27 a 29 de agosto próximo no Centro de Exposições Expoville, em Joinville, SC, estão o Logistique Smart Display e a Rodada Internacional de negócios.
Promovida pela Zoom Feiras & Eventos (Fone: 49 3361.9200) e tendo a Logweb como parceira comercial e mídia oficial, além de responsável pelo catálogo oficial, o evento deve reunir 120 expositores e contar com um público visitante de mais de 15 mil empresários ligados aos setores portuário, da navegação, comércio exterior, transporte multimodal, logística, gerenciamento de cadeias de suprimentos e tecnologia da informação (TI).
Smart Display
O Logistique Smart Display será uma área de exibição de ferramentas, tecnologias e equipamentos diferenciados que podem ser aplicados à logística, em convergência, ou seja, “o visitante vai encontrar em um único local essas várias soluções operando e gerando resultados para a indústria, para o Operador Logístico e para todos os demandantes de serviços da área logística. E o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – SENAI será o curador deste espaço”, explica o gerente Executivo dos Institutos SENAI de Tecnologia, Geferson Santos.
Na prática, os organizadores da Logistique vão captar no mercado os fornecedores desses equipamentos e ferramentas, com a curadoria do Instituto SENAI de Tecnologia em Logística de Produção de Itajaí, SC. Esta unidade do SENAI, que tem como objetivo promover a inovação e oferecer soluções tecnológicas para o desenvolvimento de produtos e processos e elevar a competitividade da indústria, ficará responsável pela gestão do Logistique Smart Display e fará a “combinação” de todas as devidas ferramentas para um determinado fim. “Vamos fazer a convergência, seja de equipamentos ou ferramentas tecnológicas, em soluções completas e personalizadas” acrescenta Geferson.
“Os especialistas do SENAI nos auxiliarão na busca de diferenciais, que não precisam especificamente ser tecnologias inovadoras, mas que agregarão aplicações de altíssima qualidade. Que vão ao encontro dos anseios daqueles que buscam na feira as soluções ideais para as suas empresas”, completa o diretor da Logistique, Leonardo Rinaldi.
E Geferson, do SENAI acrescenta: “Hoje se tem certo medo de investir na melhoria dos nossos espaços porque não se consegue imaginar como uma tecnologia vai conversar com outra. O papel do SENAI na Logistique será mostrar a sinergia entre essas ferramentas”, explica Geferson. Inclusive, segundo o especialista, a ideia é colocar na feira um armazém funcionando, com várias tecnologias em perfeita convergência. “Onde o visitante possa, além de ver, entender cada processo. O consumidor sabe da existência de uma ampla gama de equipamentos e tecnologias que atendam suas necessidades, no entanto, precisa de uma consultoria segura e específica, como a que forneceremos na feira.”
Para Geferson, o modelo adotado para o Logistique Smart Display é totalmente diferenciado, novo no Brasil e foi inspirado em práticas que ocorrem em feiras no exterior. “Geralmente nas feiras brasileiras encontramos apenas o fornecedor mostrando e vendendo os seus produtos. Na Logistique a prática será totalmente inovadora porque possibilitará que seja explorado todo o potencial de cada solução disponível”, conclui o especialista.
Rodada Internacional de Negócios
Outro destaque da Logistique, é a Rodada Internacional de Negócios, evento que acontece em 28 de agosto, durante o segundo dia da feira. A promoção é do Núcleo de Negócios Internacionais (NNI), da Associação Empresarial de Joinville (ACIJ), com sua realização pela Atria Rodadas de Negócios & Eventos.
“O NNI teve a iniciativa de trabalhar em conjunto com a Atria e a Logistique para a realização da Rodada Internacional durante a feira com base na sinergia que se pretende proporcionar às empresas âncora e às empresas fornecedoras que buscam vender os seus serviços, contribuindo com o posicionamento estratégico dos negócios num ambiente comercial transfronteiriço”, explica a presidente do NNI, Maysa Fischer. Segundo a advogada, trata-se de uma oportunidade ímpar para a aproximação concreta das partes estrangeiras e nacionais, por meio de uma ação inovadora, com foco em resultado. Segundo números do Ministério da Economia, de janeiro a abril deste ano o Chile e Santa Catarina mantiveram uma corrente de comércio de US$ 440,54 milhões.
Maysa explica ainda que em novembro do ano passado o Brasil e o Chile firmaram um Tratado de Livre Comércio que expande e atualiza os Acordos assinados entre as duas Nações em 1996 e 2015, respectivamente, eliminando-se a cobrança do imposto de importação na compra e venda de mercadorias por agentes econômicos binacionais. “Trata-se de uma realidade bastante auspiciosa e queremos aproveitar a Rodada de Negócios para recepcionar as empresas ligadas à Asociación de Industrias Metalurgicas y Metalmecánicas A.G (ASIMET) e à Confederación de la Producción y del Comercio (CPC) que juntas correspondem à Confederação Nacional da Indústria (CNI) no Brasil, para se fazerem presentes e usufruírem dessa isenção tributária com vistas à alavancagem do fluxo comercial com as empresas brasileiras, e vice-versa, assim como do investimento estrangeiro direto em Santa Catarina”, acrescenta a especialista.
A expectativa da Atria Rodada de Negócios é reunir entre 100 e 200 empresários chilenos, argentinos, paraguaios, uruguaios e brasileiros em torno do evento. “É um evento B2B apoiado pela Associação Empresarial de Joinville – ACIJ e seu Núcleo de Negócios Internacionais, assim como pela Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC), Federação das Empresas de Transporte de Carga e Logística no Estado de Santa Catarina (FETRANSESC), dentre outras instituições com total imersão em negócios mediante a apresentação de inovações e tecnologias voltadas ao aprimoramento da competitividade nesse segmento. Desta forma, a Rodada Internacional de Negócios não poderia ter um ambiente melhor para a sua realização em Joinville, terceira maior economia do Sul do Brasil”, finaliza a Presidente do NNI.
Mais informações no endereço www.logistique.com.br. As inscrições para a Rodada de Negócios deve ser feita diretamente no site www.atriarodadadenegocios.com.br.