Dachser completa 10 anos de Brasil e, pela primeira vez no país, CEO comenta o desempenho da empresa

Em 20 de maio último, a Dachser Brasil (Fone: 19 3312.6200) celebrou seu aniversário de 10 anos com um evento para clientes, fornecedores, parceiros e funcionários. A provedora de logística com matriz em Kempten, na Alemanha, tem o Brasil como o quarto país na ordem de faturamento global, ficando atrás de Alemanha, China e Estados Unidos.

Durante as comemorações, o CEO da Dachser, Bernhard Simon, esteve pela primeira vez no Brasil. Em entrevista à Logweb, ele, que é neto do fundador da empresa, Thomas Dachser, contou que os últimos anos no Brasil não foram muito fáceis, devido aos problemas políticos/econômicos, mas que as expectativas são positivas. “Apesar do PIB fraco, crescemos 16% em 2018 em relação a 2017. E nos quatro primeiros meses de 2019, os resultados foram bons, embora esperássemos que fossem melhores.”

Durante os últimos 10 anos, a empresa realizou cerca de 350 mil embarques, transportando aproximadamente 70 mil toneladas e 140 mil TEUs, crescendo mais de 50% em seu faturamento ao longo desse período.

No Brasil, a companhia atua com a Dachser Air & Sea Logistics, oferecendo logística integrada aérea e marítima para exportação e importação. A equipe local cuida do desembaraço aduaneiro para os clientes nos principais portos e aeroportos do Brasil. Recentemente, a sede da empresa, na cidade portuária de Santos, passou pelo processo de mudança de escritório para acomodar o crescimento pessoal e operacional.

Nos últimos anos, a Dachser lançou rotas que passam pela China e seguem até o Brasil, que vão desde a Alemanha (Bremen e Hamburgo) até os Estados Unidos, com múltiplos destinos na Índia (Nhava Sheva, Chennai, Nova Deli e Bangalore), além das que passam pela Bélgica com destino a China, México, Singapura e Índia, por exemplo. A oferta visa otimizar o planejamento dos clientes, que podem enviar baixos volumes, sem a necessidade de completar um contêiner. Além disso, de acordo com João Caldana, managing director da Dachser Brasil, os processos de importação e exportação ganham inúmeras vantagens, como maior eficiência e agilidade.

Caldana ressaltou que a empresa, que atende mais fortemente a área industrial, está diversificando suas atividades, olhando com mais atenção para o setor de alimentos não perecíveis, como gelatina em pó, por exemplo, seguindo a tendência mundial.

 

Integração

A Dachser está investindo na integração e padronização das informações logísticas por meio do sistema de gerenciamento de transporte Othello, desenvolvido internamente. O lançamento aconteceu na China, em 2018, e o Brasil é o último da fila a se adequar. Segundo Simon, a perspectiva é que até abril de 2020 a implantação esteja completa em todos os países de atuação. “Já adiamos várias vezes devido às dificuldades de integração com os órgãos regulamentadores do Brasil, pois seu sistema de fiscalização é muito particular, diferente do restante do mundo. Estamos demandando altos investimentos para a adaptação”, contou.

Em três ou quatros anos, a ideia é que o sistema integre globalmente os dados dos transportes rodoviário, aéreo e marítimo, bem como de armazenagem, com o objetivo de oferecer mais valor aos clientes. “No futuro, as margens da indústria vão diminuir, por isso, a nossa resposta é a integração dos sistemas de logística”, expõe.

 

Resultados globais

A Dachser registrou crescimento substancial em 2018, aumentando sua receita líquida consolidada em 5,5%, resultando em 5,57 bilhões de euros. O número de remessas aumentou 2,5%, o equivalente de 83,7 milhões. A tonelagem subiu 3%, representando 41,3 milhões de toneladas.

O crescimento da empresa global foi novamente impulsionado pelas condições econômicas. No entanto, alguns desafios se tornaram cada vez mais evidentes, como a escassez de motoristas profissionais e operadores de logística; os gargalos de capacidade potencial resultantes de picos sazonais, juntamente com falta de capacidade de carga; a crescente incerteza sobre a proibição de uso de diesel e, ainda, o Brexit e o futuro das relações comerciais internacionais.

A área de negócios de Logística Rodoviária da Dachser – que compreende o transporte e o armazenamento de bens industriais (Logística Europeia) e alimentos (Food Logistics) – apresentou crescimento dinâmico em 2018, com aumento de 6,6% na receita líquida consolidada.

A linha de negócios de Logística Europeia (EL) registrou o maior crescimento, com receita líquida de 7% e aumento de 3,1% em remessas e tonelagem. Já em Logística de Alimentos, a receita líquida consolidada aumentou 5,3%. O número praticamente inalterado de carregamentos em comparação com o ano anterior foi compensado pelo crescimento de 2% na tonelagem.

O setor de negócios de Logística Aérea e Marítima voltou a ser volátil. Como resultado dos efeitos da taxa de câmbio, das taxas de frete decrescentes e da queda do volume na rota China-Europa, a receita líquida consolidada estagnou em torno de EUR 1,19 bilhão. A diminuição de 2,9% no número de remessas foi compensada pelo crescimento da tonelagem, mais notavelmente no frete marítimo, de 6,6%.

 

Investimentos

Em 2018, a empresa investiu 126 milhões de euros em instalações logísticas, sistemas de TI e equipamentos técnicos. Para 2019, destinou 234 milhões de euros para este fim. A Dachser também foca no treinamento para motoristas profissionais através da Dachser Service & Ausbildungs ​​GmbH, tornando-a um dos maiores centros de treinamento de motoristas na Alemanha. “O próximo passo é ampliar nosso foco para incluir operadores de logística em terminais de trânsito e armazéns”, adiantou Simon.