Instalações logísticas modernas favorecem agilidade e economia para as operações do e-commerce

As vendas pela internet já são uma realidade para quase todos os setores da economia brasileira. Em meio à expansão do e-commerce – cuja expectativa de crescimento é de 16% em 2019, segundo dados da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (Abcomm) –, o desafio para os executivos das empresas tem sido atender da melhor forma às necessidades específicas dos clientes que compram pela internet e que esperam entregas cada vez mais rápidas. Nesse cenário, um importante desafio que se impõe é atender a essa nova realidade das vendas on-line sem aumentos significativos dos custos de transporte e armazenagem dos produtos, mantendo os valores de frete competitivos para não afastar o consumidor final.

Para isso, muitas empresas, principalmente as mais dinâmicas e ágeis na gestão logística, têm buscado espaços para armazenagem em instalações logísticas modernas que permitam o máximo de eficiência e otimização de custos.

Segundo Ricardo Antoneli, diretor de Desenvolvimento e Novos Negócios da GLP Brasil, a eficiência na armazenagem é um dos fatores que exigem a avaliação mais cuidadosa na escolha de um galpão. “Galpões com menor percentual de eficiência de área de armazenagem sobre área total locada geram mais custos, uma vez que a empresa precisa locar uma área maior para armazenar o mesmo número de posições pallets do que um galpão padrão GLP, que tem cerca de 92% de eficiência de área”, explica.

Antoneli complementa que “quando pé-direito livre de 12 m de altura, piso com capacidade de até seis toneladas por metro quadrado e construção de mezanino de acordo com a necessidade do cliente são combinados, o espaço é mais bem aproveitado e o custo do aluguel por posição pallet poderá ter redução significativa”.

Segundo o executivo, “nossos galpões reúnem localização estratégica, qualidade técnica, respeito ao meio ambiente e eficiência operacional”. A GLP está posicionada para atender às demandas do mercado em constante transformação, principalmente pelas exigências do segmento de vendas on-line. “Hoje, os galpões logísticos modernos, que proporcionam um alto nível de eficiência às operações, representam apenas 16% do estoque total do mercado brasileiro. Por isso, a GLP segue desenvolvendo instalações modernas no Brasil”, conclui Antoneli.