TruckPad ultrapassa a marca de 1 milhão de downloads

O aplicativo TruckPad alcançou a marca de 1 milhão de downloads na Google Play, loja de aplicativos para celulares com sistema Android. A plataforma, que liga o caminhoneiro às cargas que precisam ser transportadas e ajuda transportadoras a contratarem caminhoneiros autônomos, é líder absoluta de instalações do segmento na loja virtual.

O sucesso da plataforma se deve ao “match” perfeito entre os serviços prestados e a tecnologia TruckPad com as necessidades do transporte de cargas brasileiro, acredita Carlos Mira, fundador e CEO da empresa: “Somos um sistema criado para que o caminhoneiro não desperdice tempo e nem dinheiro procurando sua próxima carga e para que os profissionais de logística das empresa de transportes tenham mais agilidade em sua tarefa de contratar motoristas autônomos para transportares suas cargas. Temos ótimas oportunidades de frete para caminhoneiros e ao mesmo tempo oferecemos os melhores motoristas para os embarcadores, dentro da nossa plataforma”, explica.

Lançado em 2014, o TruckPad é o pioneiro do segmento no Brasil, e, logo no seu nascimento, foi vencedor de diversos prêmios e concursos de melhor startup no Brasil e nos EUA. Fruto de um desses prêmios, o convite para acelerar a empresa dentro da Plug and Play Tech Center, no Vale do Silício – na Califórnia, foi o grande primeiro passo do aplicativo. Foi lá que, em 2014, a iniciativa foi carinhosamente apelidada pelo diretor do Porto de Oakland, Mike Zampa, como o “Uber dos caminhões”.

Segurança e curadoria

Para garantir que tudo funcione bem nas etapas e localização e contratação de um motorista autônomo, a plataforma foi construída para que tanto as ofertas de cargas, bem como todos os motoristas sejam criteriosamente analisados e checados por uma equipe de curadoria. “Contamos, hoje, com 80 pessoas neste departamento. É a curadoria que autoriza a publicação de um frete no sistema, depois de passar pelos nossos filtros de controle de qualidade de frete”, diz Mira. Para se ter idéia do rigor com que as informações são apuradas, o executivo aponta que 50% das ofertas de cargas não ofertadas na plataforma e barradas: “Garantimos aos caminhoneiros que em nossa plataforma apenas os melhores fretes, das melhores empresas do Brasil sejam ofertados. Da mesma forma, também checamos todos os dados dos caminhoneiros antes de os oferecermos para as transportadoras”, completa.

Além de mais segurança, o sistema também ganha regularmente novas funcionalidades. Além do sistema “match”, que liga caminhoneiro e carga, a plataforma também proporciona automação de processos que agiliza os embarques e as viagens, premia os bons caminhoneiros e embarcadores e criam um ecossistema de serviços interligados para que tudo seja instantâneo e confiável. “Estamos criando um banco de dados colaborativo, integrado com outros sistemas, como os das gerenciadoras de risco, e isso nos permite fazer uma consulta cadastral do motorista em menos de um minuto, liberando o caminhoneiro para o embarque rapidamente. Além disso, temos o acompanhamento da viagem em tempo real, dando todo suporte para o motorista que, logo depois de comprovar a entrega da carga, tem o pagamento do frete garantido”, diz Leandro Morais, Diretor de Operações da TruckPad.

Grandes parcerias

Ao longo de uma trajetória de crescimento, o TruckPad mostrou sua relevância para o transporte rodoviário de cargas brasileiro atraindo grandes investidores e parceiros que utilizam a inteligência de informações e as fortes conexões com os caminhoneiros para entender melhor o que seus clientes precisam e turbinar seus negócios. Mercedes-Benz após ótimos resultados utilizando o sistema de inteligência de mercado oferecido pelo sistema, decidiu investir na startup em 2017. Além da Mercedes-Benz, grandes marcas e importantes nomes da indústria automobilística também são parceiras do aplicativo – tais como a Sascar (do Grupo Michelin), a ZF e Shell Rimula.

Transportadora digital

Recentemente, a startup foi contratada pela Tora Transportes, uma das maiores transportadoras do Brasil, para ser o seu sistema automatizado e digital de contratação de caminhoneiros autônomos. Com um investimento de R$ 25 milhões em sua revolução digital, a transportadora mineira criou sua divisão Tora Digital, um serviço oferecido à indústria que utiliza a tecnologia TruckPad para localizar e contratar transportadores autônomos de carga para suas operações. Atualmente, a Tora contrata em média 2.500 caminhoneiros por mês, tudo digitalmente.