O mercado de Tecnologia da Informação deve crescer 10,5% no Brasil em 2019, embalado por processos de transformação digital, por movimentos de substituição de tecnologias e pela venda de PCs, tablets, smartphones, impressoras e outros dispositivos. Essa é a previsão do IDC Brasil (International Data Corporation Pesquisa de Mercado e Consultoria). Esse movimento em acelerado crescimento mudou o perfil do profissional requisitado para área de TI, com novos perfis e relacionamento dentro das empresas, startups e negócios. Porém, a exclusividade de recrutamento especializado em TI ainda é uma novidade no mercado brasileiro.
“A TI tem de estar voltada ao negócio e o negócio tem de estar voltado à TI. Por isso, as competências técnicas e comportamentais dos candidatos precisam caminhar juntas”, lembra Christina Curcio, doutora em administração pela Florida Christian University (FCU) e sócia-fundadora da ICON Talent, empresa paranaense especializada em recrutamento exclusivo para a área de Tecnologia da Informação (TI) para empresas, startups e projetos no Brasil e no exterior. A ICON Talent é uma empresa liderada por profissionais com formação e experiência em TI, com atuação em gestão em multinacionais e atentos às “dores” dos clientes.
Palestras, cursos online, melhorias constantes na capacitação técnica são requisitos fundamentais em qualquer área de atuação. Hoje em TI um aspecto antes pouco trabalhado ganhou destaque nos últimos anos: a comunicação. “O profissional de TI antes vivia em uma área completamente isolada das outras dentro da empresa. Hoje é diferente. O profissional da TI precisa estar atento ao negócio, se aproximar das outras áreas, entender as reais necessidades de cada uma delas e apresentar soluções. Além disso, ele precisa saber como cada área faz uso das soluções tecnológicas por ele apresentadas”, explica Janaina Lima, pós-graduada em Planejamento e Gerenciamento Estratégico na PUC-PR e sócia da ICON Talent.