Wilson Sons participa de operação especial no Paraná

Duas empresas do Grupo Wilson Sons participaram nesta semana de uma complexa operação no Porto de Paranaguá, no Paraná. A Wilson Sons Rebocadores e a Wilson Sons Agência auxiliaram o navio Zhen Hua 26, da empresa ZPMC, na entrega de dois guindastes STS (Super Post Panamax Ship to Shore), com altura de 115 metros e 1.500 toneladas cada um.

A operação durou cerca de quatro horas e teve o apoio dos rebocadores CNL Rubi, Hadar e WS Scorpius, que atuam nos portos de Paranaguá e Antonina. As embarcações realizaram a escolta do navio durante o percurso de 16 milhas náuticas (o correspondente a 29 quilômetros) até o cais de atracação em Paranaguá. “São equipamentos de grandes dimensões, que necessitam de atenção especial em todo o processo de transporte, carga e descarga”, explica Sergio Forigo, coordenador de Operações da Wilson Sons Rebocadores no Paraná.

O negócio de agenciamento marítimo do Grupo ficou responsável por toda a documentação do navio. “O nosso trabalho começou, na verdade, há quase 3 meses, desde o início de maio. Acompanhamos todo processo, com o levantamento de custos desta escala, alinhamento com as autoridades locais, fornecendo informações e servindo de interface para a ZPMC no Brasil”, explica Adriano Cunha, coordenador da Wilson Sons Agência Marítima em Paranaguá.

Essa foi a segunda operação com carga de grandes dimensões da qual a Wilson Sons participou no Porto de Paranaguá. O Grupo tem grande experiência nesse tipo de trabalho, tendo prestado serviços semelhantes nos portos de Pecém, Suape, Salvador, Vitória, Rio de Janeiro, Santos e Rio Grande, evidenciando a vocação e a expertise do Grupo para projetos de grande porte.