O Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG) e a International Finance Corporation (IFC), braço de investimentos no setor privado do Grupo Banco Mundial, assinaram em 11/07 um Memorando de Entendimento. O objetivo é desenvolver, conjuntamente, um plano de trabalho para estudar alternativas para fomentar o desenvolvimento de Minas Gerais e prospectar oportunidades econômicas para projetos públicos e privados que contribuam com a diversificação da matriz econômica do Estado.
BDMG e IFC trabalharão em parceria para mapear, em alguns territórios do Estado, oportunidades econômicas existentes e negócios prioritários além de questões ambientais e sociais As instituições também conversarão com diversos atores regionais, incluindo instituições do setor público, empresas do setor privado, empresas estatais, associações industriais, fundações, entidades do terceiro setor e outras organizações relevantes. A formatação dos projetos deverá ser consolidada ainda neste semestre.
O trabalho será feito com base em uma nova metodologia, a Plataforma de Valor Compartilhado (SVP, na sigla em inglês), desenvolvida pela IFC junto com a ONG Pro Natura Internacional, que visa pomover o desenvolvimento sustentável de regiões vulneráveis nas quais já existem ou passarão a existir grandes investimentos extrativos ou de infraestrutura. A metodologia se baseia na criação de uma visão compartilhada para o futuro da região, que contemple diversificação econômica de uma maneira sustentável e a atração de investimentos.
De acordo com o presidente do BDMG, Sergio Gusmão, o memorando faz parte da estratégia do Banco de intensificar a relação com os organismos multilaterais de fomento. “Estamos focados em diversificar modelos econômicos e fontes de recursos para estimular o desenvolvimento do Estado. Nesse sentido, o memorando que assinamos com a IFC é um passo estratégico no mapeamento de oportunidades de negócios importantes para o Estado e que sejam atraentes para investidores, tendo como norte os pilares de sustentabilidade, o ambiental, o social e o econômico”, afirma.
“Promover a diversificação da economia de uma região, criando oportunidades para sua população e pensando nos fatores sociais e ambientais, é uma forma inovadora e eficaz de fomentar seu desenvolvimento sustentável de longo prazo. E é importante que tudo isso seja feito com base em um amplo diálogo com stakeholders”, afirma Hector Gomez Ang, Country Head da IFC. “Estamos muito felizes em ter o BDMG como parceiro para este trabalho inédito no Brasil”, acrescenta.
O subsecretário de Promoção de Investimentos e Cadeias Produtivas de Minas Gerais, Juliano Alves Pinto, afirma que o projeto poderá se tornar uma referência de transformação em escala para o desenvolvimento do Estado. “Mesmo diante de um cenário econômico complexo, pretendemos formatar projetos concretos e prospectar os recursos necessários para o financiamento das obras e negócios estratégicos para Minas Gerais”, afirmou.
As instituições
Membro do Grupo Banco Mundial, a IFC é a maior instituição de desenvolvimento do mundo voltada para o setor privado em mercados emergentes. Para essa Iniciativa, a IFC estabeleceu uma parceria com Pro Natura Internacional e Proactiva, organizações com experiência na temática abrangida pelo projeto. Para mais informações sobre a IFC, acesse www.ifc.org
O BDMG é um banco público focado no desenvolvimento social e econômico de Minas Gerais. Possui forte atuação tanto no apoio ao setor público, quanto no setor privado. De janeiro a junho, a instituição desembolsou R$ 550,2 milhões, alta de 7% em relação ao mesmo período do ano passado. Para mais informações sobre o BDMG, acesse www.bdmg.mg.gov.br.