A Wilson Sons Agência, empresa de agenciamento marítimo do Grupo Wilson Sons, fechou parceria inédita com a agência chilena Midstream Trade Agents (MTA). O acordo busca promover a troca de informações portuárias e expertise, inteligência de mercado, além da promoção de novos negócios. Esse é o primeiro contrato de cooperação mútua realizado pela companhia, que tem o objetivo de ampliar a iniciativa para outros países da América Latina, Europa e Ásia.
“O mercado recebeu a notícia com bastante entusiasmo. Para os clientes, há muitas vantagens, como maior sinergia em ambos locais de atuação, confiabilidade dos serviços, qualidade no atendimento, otimização dos processos e, consequentemente, um custo menor”, destaca Luiz Maluza, gerente de negócios da Wilson Sons Agência.
O executivo conta que o projeto foi sendo amadurecido durante mais de um ano até ser iniciado em abril de 2019. Além do Chile, a empresa já abriu negociações com agências na Colômbia, Argentina e Uruguai. “Buscamos sempre empresas com sinergia e serviços compatíveis com a política da Wilson Sons Agência. Nossa meta é alcançar no futuro cobertura global, nos principais portos do mundo,”, afirma Maluza.
O Chile é o segundo maior parceiro de negócios do Brasil na América do Sul, depois da Argentina. As principais mercadorias comercializadas são produtos siderúrgicos e concentrado de cobre. A MTA é uma agência marítima com atuação nos mais importantes portos chilenos, trabalhando as principais commodities locais. “É um acordo estratégico impulsionado pelas mudanças contínuas do setor de transporte e pela busca mútua por soluções de alta qualidade, baseadas em inovação, experiência e conhecimento”, enfatiza Claudio Espinoza, diretor de Operações da MTA.
Fundada em 1837, a Wilson Sons Agência foi o primeiro negócio do Grupo, com mais de 180 anos de atuação. Hoje é uma das maiores empresas independentes de agenciamento marítimo do país, presente nos principais portos brasileiros por meio de 18 filiais próprias. De a janeiro a agosto deste ano, atendeu 2.850 embarcações, nos mais diversos segmentos como minério, carvão, aço, açúcar, grãos, fertilizantes, líquidos, segmento offshore e navios de passageiros.