Foi quando os serviços logísticos não atendiam aos seus direcionamentos e necessidades que a Santa Helena – fabricante de produtos a base de amendoim, como a famosa Paçoquita e a linha Crokíssimo – resolveu contratar a Intecom Logística para gerir desde a armazenagem até a distribuição na região metropolitana de São Paulo, no Vale do Paraíba e no Litoral Paulista.
A parceria, que já tem três anos, permitiu aumentar o nível de eficiência de entrega da companhia de 77% para 99%. “Assim, foi possível elevar a presença de nossos produtos no mercado e reduzir o nível de perdas de vendas, estreitando o relacionamento entre empresa e varejo e ampliando a disseminação do mix de produtos, lançamentos e parcerias”, ressalta Gabriel Visin, gestor de expedição da Santa Helena.
O aperfeiçoamento da operação logística da empresa garantiu evoluções nos níveis de serviços, que abrangem gestão da estocagem/inventários, assertividade nas entregas e rastreabilidade de produtos. “Essas melhorias foram notadas principalmente pelos clientes, com a redução de rupturas no mercado, ou seja, diminuição de vendas perdidas, devido à melhor pontualidade no atendimento”, afirma Visin.
Foco do cliente
Enxergar da forma com que o cliente entende e sente o seu negócio, trabalhando de maneira alinhada com seus objetivos e estratégias, não é tarefa fácil. “Um integrador logístico, no entanto, tem essa capacidade, porque atua de maneira alinhada com os propósitos das empresas-clientes, tornando a gestão logística um fator-chave para garantir a entrega do produto em perfeitas condições, nas quantidades e prazo acordados”, diz o gerente comercial da Intecom Logística, Hésio Ferreira.
Por se tratar do primeiro Centro de Distribuição da Santa Helena, a estrutura serve de modelo para possíveis expansões e padrão de operação logística. “Ambas as empresas buscam, continuamente, melhorias nos seus processos, a fim de otimizar a operação, aumentar a competitividade no mercado e desenvolver projetos personalizados, apoiando a indústria na viabilidade de novos negócios logísticos”, afirma Leonardo Guerra, gerente de Supply Chain da Santa Helena.
Os principais pontos positivos desta operação logística são: dinamismo nas entregas, para atender à especificação de cada cliente; controle rigoroso de qualidade e shelf life dos produtos; alto nível de atendimento aos clientes agendados e key account.