Logistique movimenta mercado da logística e negócios multimodais, reunindo os principais nomes do setor em Joinville, SC

Tendo a Logweb como parceira comercial, Mídia Oficial e responsável pela execução do Catálogo Oficial, a Logistique – Feira e Congresso de Negócios Multimodais reuniu importantes players do setor para discutir o futuro da logística, apresentar práticas de sucesso e gerar negócios, em sua segunda edição em Joinville, SC.

Realizado no período de 27 a 29 de agosto último, o evento reuniu mais de 100 expositores, que mostraram seus produtos e serviços a um público altamente especializado – mais de 12 mil pessoas passaram pelo Centro de Convenções da Expoville nos dias do evento.

De acordo com a organização, esta segunda edição superou as expectativas, comprovando o potencial de negócios da região. “A edição 2019 da Logistique reuniu um público com alto potencial de negócios em torno de grandes players que formam a complexa cadeia logística. A feira cresceu cerca de 20% com relação à primeira edição e ganhou corpo, o que nos deixa muito satisfeitos”, diz Leonardo Rinaldi, diretor da promotora do evento, a Zoom Evento, uma empresa com mais de 10 anos de tradição no mercado catarinense. A edição 2020 já está confirmada para 1 a 3 de setembro com, inclusive, possibilidade de internacionalização.

Em sua segunda edição em Joinville, a Logistique cresceu em abrangência e qualificação do público e revelou seu potencial para expor as soluções logísticas da região. “A soma da movimentação de cargas nos terminais do Sul já é maior que a do Porto de Santos. Além disso, Joinville tem uma localização estratégica em relação à maioria dos portos do Sul. Juntas, estas situações proporcionam à cidade condições ideais para sediar um evento como a Logistique, que é referência em temas logísticos para o Sul do país”, disse Cássio Schreiner, presidente do Porto Itapoá, uma das patrocinadoras desta edição da Feira. “Fomos patrocinadores da edição passada da Logistique e, novamente em 2019, não poderíamos ficar de fora, pelos excelentes resultados que alcançamos no ano anterior. No ano passado recebemos um número bastante expressivo de visitantes que não conheciam o Porto Itapoá e que após a feira passaram a utilizar nossos serviços. E esperamos ter repetido esse feito nesta edição”, completa Schreiner.

As empresas armadoras Aliança Navegação e Logística e Hamburg Süd também patrocinaram pelo segundo ano a feira e têm uma avaliação bastante positiva. “A Logistique se consolida como a feira da Região Sul e recebe um público de grande qualidade. Participamos dela com o objetivo de aumentar a participação da marca no mercado e consolidar parcerias no Sul do Brasil, região que é muito importante para nós, na qual vemos novas oportunidades de negócios a cada dia”, destacou Otávio Cabral, gerente sênior da Hamburg Süd e da Aliança Navegação e Logística para a região Sul do Brasil.

Para o também patrocinador Volkswagen Caminhões e Ônibus o evento se reveste de relevância por reunir as maiores empresas de logística de Santa Catarina. “Fazer parte desse time seleto é crucial para nossa marca, que tem em Santa Catarina seu terceiro mercado, atrás apenas de São Paulo e Minas Gerais”, relatou Otávio Gonçalves, consultor comercial da VW Caminhões e Ônibus e MAN Latin America. “Para nós, da Volkswagen Caminhões e Ônibus e MAN Latin America, patrocinar a Logistique em duas edições consecutivas foi muito importante, porque lá estão expondo os maiores empresas de logística de Santa Catarina.”

Ainda segundo ele, a Logistique 2018 gerou um grande volume de negócios para a empresa – mais de 150 intenções de compras durante os três dias do evento – e tem grandes expectativas para esta edição. “O apoio à Logistique é uma grande oportunidade de estarmos próximos a nossos clientes de Santa Catarina e também é muito importante para prospectarmos novos clientes.”

Neste ano a marca levou para Joinville a nova linha de caminhões Volkswagen Delivery, com destaque para o modelo Volkswagen Delivery Express, e os caminhões extra pesados MAN TGX.

 

Tecnologia e conteúdo

A novidade desta edição foi a implementação da Logistique Smart Display, espaço que reuniu alternativas de ferramentas, tecnologias e equipamentos para soluções operacionais e geradoras de resultados para a indústria, o Operador Logístico e demais demandantes de serviços do setor. O espaço foi implementado com curadoria do SENAI.

Além disto, o Congresso Logistique, com profissionais de grandes organizações, reconhecidos no setor logístico de todo país, como Porto Itapoá, Hamburg Süd, Mercosul Line e Grupo Pão de Açúcar, destacou temas essenciais para a otimização e futuro da logística no Brasil.

A Logistique também sediou uma Rodada Internacional de Negócios, evento que aconteceu durante o segundo dia do evento, promovido pelo Núcleo de Negócios Internacionais (NNI), da Associação Empresarial de Joinville (ACIJ). Foi ainda palco do III Fórum Nacional dos Despachantes Aduaneiros, que congregou representantes da categoria de todo o Brasil durante os três dias da feira, no período da manhã. A promoção foi do Sindicato dos Despachantes Aduaneiros do Estado de Santa Catarina (SINDAESC), em parceria com a Federação Nacional da categoria (FEADUANEIROS).

 

Navegação costeira

A navegação costeira foi o principal tema abordado na primeira tarde do Congresso Técnico. Otávio Cabral, gerente sênior da Hamburg Süd e da Aliança Navegação e Logística para a região Sul do Brasil, abordou “os impactos do crescimento da cabotagem e da multimodalidade no Sul do Brasil”.

Por sua vez, Cássio José Schreiner, presidente do terminal de uso privado (TUP) Porto Itapoá, apresentou o case de sucesso do “complexo Portuário da Baía da Babitonga”, que hoje está entre os principais portos do Brasil. O Porto Itapoá tem se destacado efetivamente nos últimos anos, com um índice de satisfação dos clientes muito positivo e inserido entre as melhores empresas brasileiras e globais. Isto é resultado dos investimentos feitos na ampliação da capacidade de armazenagem do terminal, que no ano passado saltou de 500 mil TEUs para 1,2 milhão de TEUs.

Rodolfo Salles, reefer sales manager da Hamburg Süd e da Aliança Navegação, falou sobre “gerenciamento remoto de contêiner: como garantir mais transparência em todo o trajeto de sua carga refrigerada”.

A programação do primeiro dia do Congresso Técnico encerrou com debate e interação com o público. Participaram Otávio Cabral, Cássio Schreiner e Rodolfo Salles, com a moderação do executivo da Câmara para Assuntos de Transporte e Logística da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc), Egídio Antônio Martorano.

 

Logística

O segundo dia do Congresso Técnico da edição 2019 da Logistique girou em torno da logística como um todo, abordando os seus diversos aspectos. A organização das palestras ficou a cargo da Associação Brasileira de Logística – Abralog, que pelo segundo ano consecutivo é apoiadora da feira e do congresso.

A programação foi aberta por Pedro Francisco Moreira, presidente da Abralog, que fez uma abordagem geral do tema no Brasil. Na sequencia, o CEO da BBM Logística, André Prado, mostrou uma visão geral do tabelamento de fretes e seus impactos na cadeia logística. Prado é engenheiro civil, mestre em engenharia de sistemas logísticos e doutor em transportes pela Universidade de São Paulo (USP). Graduado em Global Logistics & Supply Chain Management pelo MIT, ele também é membro do Conselho da Abralog.

Na sequencia, o diretor executivo de Supply Chain do Grupo Pão de Açúcar, Marcelo Arantes, abordou os processos colaborativos na integração indústria-varejo. Com ampla experiência no mercado, Arantes passou por empresas como a Latam Airlines, TAM, Log-In, América Latina Logística (ALL) e AmBev.

Pierre Jacquin abordou o “E-commerce no Brasil: como melhorar a experiência de compras”. O executivo é pós-graduado na Business & Marketing K-Edge Business School, na França, fundador de duas lojas virtuais francesas e atualmente sócio-diretor comercial da Intelipost, uma plataforma de gestão de frete. Jacquin passou também por empresas como Accenture e IBM.

O Congresso Técnico foi finalizado com debate e interação com o público com o tema “Agenda logística 2019/2020 – Caminhos e oportunidades”.

 

Resultados excelentes

É inegável o excelente resultado alcançado pela feira, na visão dos que lá expuseram.

Para o diretor-presidente do SCPar Porto de São Francisco do Sul, João Batista Furtado, a Logistique representa um grande oportunidade para ampliação do potencial logístico de Santa Catarina. “A feira é muito importante para nós, pelo fato de nossa região ser uma grande exportadora de produtos com alta tecnologia, alto valor agregado, como também movimentar grande parcela do agronegócio. Com este canal de exposição conseguimos mostrar ao mercado todo nosso potencial logístico, nossa infraestrutura, e ampliar nossa participação nos mercados nacional e internacional”, salientou.

Um dos destaques desta edição foi a participação de dois portos catarinenses, Imbituba e São Francisco do Sul, além de um espaço especial para os Portos do Paraná. De acordo com o diretor presidente dos Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia da Silva, a presença no evento representou uma oportunidade de mostrar o potencial e os diferenciais competitivos ao público da Logistique. “Somos um importante porto para o agronegócio brasileiro e a Logistique possibilitou mostrarmos os portos e terminais do Paraná para o mercado catarinense e, quem sabe, ampliarmos nossa atuação no Estado. O evento representou um novo momento para os Portos do Paraná, que buscaram mostrar seu potencial e seus diferenciais competitivos a um público bastante qualificado que frequentou a feira.”

Por outro lado, segundo o diretor empresarial da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (APPA), André Pioli, “a Logistique é uma oportunidade de apresentarmos nossa infraestrutura e serviços que tornam os portos do Paraná os mais eficientes do Brasil, para clientes em potencial de toda Região Sul. Os Portos do Paraná apostam na Logistique para mostrar ao mercado todo o seu potencial e eficiência. Não vamos à Logistique para tirar os clientes dos portos catarinenses, mas para apresentar mais uma importante alternativa para o comércio internacional a um público de grande potencial que a feira reúne”.

Aliás, a presença de empresas e marcas de outros estados indica um dos pontos de crescimento da Logistique. Dentre os 100 expositores, estiveram marcas oriundas de sete estados brasileiros. Como foi o caso da Teckfork Empilhadeira, de São Paulo, que apostou na edição do ano passado da Logistique para analisar o mercado catarinense e o resultado foi tão positivo que a empresa não apenas participou como expositora da edição 2019, como também abriu uma filial para atender ao mercado de Santa Catarina. De acordo com Kleber Li, executivo da Teckfork, por meio da edição 2018 a empresa descobriu no estado um mercado bastante promissor para as máquinas e equipamentos comercializados por ela. “Foi devido a Logistique que resolvemos apostar firme no mercado de Santa Catarina”, ressaltou Li. “No ano passado – continuou ele – resolvemos vir para a Logistique em cima da hora para fazer um teste, que foi extremamente positivo, rendendo um grande volume de negócios para a empresa. Tanto é que além de participarmos novamente da feira, neste ano com um estande bem maior, optamos por montar uma filial em Santa Catarina e a Logistique foi o início de tudo isso. Tanto é que vamos participar da edição de 2020 e de mais quantas edições vierem porque se trata de uma grande feira em uma região privilegiada, que é o Norte catarinense.”

Finalizando, Schreiner, do Porto Itapoá, lembrou que durante os três dias do evento o estande do terminal portuário registrou a visita de mais de mil clientes, vindos, principalmente, de municípios do Vale do Itajaí e Norte Catarinense, mas um número significativo também do Paraná, São Paulo, Rio Grande do Sul e até Rio de Janeiro.

 

Depoimentos

 

 

 

“Para a Van Oord, participar da Logistique representou o nosso comprometimento com o Sul do Brasil, que é um grande mercado para a empresa. Vemos a feira como uma oportunidade de ampliar nossa participação nesse mercado, pois trabalhar em Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul está no DNA da empresa.”

Erick Aeck, gestor para o desenvolvimento de novos negócios da Van Oord Serviços  de Operações Marítimas.

 

 

 

“A Logistique é um evento novo, que está crescendo muito no Sul do Brasil, uma região com muita pujança em termos de exportações, o que faz com que obrigatoriamente o Terminal Ponta do Felix estivesse presente, divulgando seus diferenciais, sua infraestrutura, suas vantagens competitivas.”

Gilberto Birkhan, presidente do Terminal Portuário da Ponta do Félix (TPPF).

 

 

 

“Para a CSI Cargo, a Logistique é uma excelente oportunidade de divulgação da empresa e dos serviços disponibilizados, para um público altamente qualificado. Já participamos da feira no ano passado, com ótimos resultados junto a visitantes com grande potencial de negócios e, neste ano, as expectativas de fechamento de negócios em decorrência de nossa participação são ainda melhores.”

Fernando Comparin, gerente  Comercial da CSI Cargo.

 

 

 

“A Logistique é um evento muito significativo para nós, consolidando cada vez mais a nossa marca no trade logístico. Estamos muito felizes em termos participado, porque se trata de uma excelente oportunidade para fazer negócios e reforçar a Floripa Airport Cargo no mercado logístico.”

Ricardo Gesse, diretor de  Operações da Floripa Airport.

 

 

 

“A Logistique representa hoje uma grande oportunidade de novos negócios, novos relacionamentos e é uma importante ferramenta na consolidação da marca Phametal no mercado logístico. Nossa primeira experiência na feira foi no ano passado, quanto obtivemos um ótimo retorno em contatos e negócios e para a edição 2019 nossas expectativas são ainda melhores.”

Roberto Ruaro, gerente comercial da  Phametal Sistemas de Armazenagem.

 

 

“A Logistique para a Metaro representa uma oportunidade para o fortalecimento da nossa marca para um público com grande potencial de negócios. Participamos da edição passada e estivemos novamente porque percebemos que de 2018 para 2019 a feira e a qualidade dos contatos evoluíram bastante.”

Oséias Przendziuk, diretor da Metaro  Soluções Inteligentes para Movimentação.

 

 

 

“Para a Logcomex a Logistique representa a oportunidade de disponibilizar no mercado plataformas que gerem agilidade e transparência para as empresas de comércio exterior. Este foi o segundo ano que estamos participando e observamos que a feira aumentou, o público esteve mais qualificado e, como no ano passado, gostamos muito dos resultados.”

Andrea Sandin, executiva de vendas da Logcomex.

 

 

 

“Para a Datamar foi o primeiro ano que participamos e observamos um bom movimento de público, o que gera boas expectativas para nossa empresa.”

Andrew Lorimer, diretor da Datamar.

 

 

 

“Esta foi a primeira vez que a FreteBras participou da Logistique, mas vemos a feira como uma importante ferramenta para mostrarmos nossa empresa. O evento superou as expectativas, encontramos muitos clientes e também fizemos importantes contatos.”

Bruno Hacad, gerente  comercial da FreteBras.

 

 

 

“A Translig já participou da edição passada da feira e voltamos em 2019 porque vemos a Logistique como uma oportunidade de trazer o cliente até a empresa, prospectar novos negócios e fortalecer a marca.  O fato da Logistique ser realizada em Joinville também é muito importante para nós, devido ao grande potencial de negócios da região Norte de Santa Catarina.”

Ulisses Truchinski, sócio diretor da  Transligue Transportes e Serviços.

 

 

 

“Esta foi a segunda edição que a TGA participou em Santa Catarina. A primeira edição já foi muito boa para a empresa, pois resultou em um bom volume de negócios, e o desafio deste ano foi reforçarmos ainda mais a nossa participação no mercado catarinense, que representa a fatia de 35% dos negócios da TGA.”

Nilson dos Santos, diretor da TGA Logística.