Em março deste ano a Maersk se tornou um fornecedor integrado de logística, com serviços de ponta a ponta, por terra e mar para clientes ao redor do mundo. Para ampliar sua oferta de serviços no Brasil, a empresa integrou 283 mil metros quadrados de seis terminais terrestres da APM Terminals.
Os terminais terrestres incluem Cascavel, Paranaguá, Itajaí e Itapoá (dois locais). Agora os clientes poderão utilizar os terminais para armazenamento, limpeza, reparo, cross-docking, incluindo o carregamento de mercadorias de um caminhão para um contêiner ou vice-versa.
Segundo Matias Concha, diretor de Produtos Maersk Costa Leste da América do Sul, os contêineres são bens escassos, precisam ser reparados e mantidos em ótimas condições para transportar alimentos ao redor do mundo e passar por inspeções de saúde, “Economizar tempo e encontrar oportunidades de armazenamento eficientes, aumenta a eficiência das operações”, diz. “Também montamos depósitos internos em grandes clientes em seus centros de distribuição, assim efetuamos estas ações no local, aumentando ainda mais a efetividade”, exemplifica Matias.
A Maersk tem como missão global tornar-se a principal empresa integrada de logística de contêineres no mundo, conectando e simplificando as cadeias de suprimentos globais dos clientes com produtos e serviços de ponta a ponta no mar e em terra. A empresa destaca que tecnologia é essencial para essa visão, possibilitando e acelerando o comércio. “A digitalização de transações, o desenvolvimento de um aplicativo, a criação de cotações on-line, o rastreamento e o fornecimento de garantias fixas de preço e carga (Maersk Spot) e blockchain estão no centro da meta da Maersk de fornecer produtos e serviços mais completos, transparentes e fáceis de usar para seus 70.000 clientes da divisão de serviço marítimo no mundo todo”, diz a empresa em nota.
“A competitividade brasileira pode se beneficiar de soluções físicas e digitais de ponta a ponta, focadas na redução de custos e economia de tempo. Precisamos chegar ao ponto onde a logística finalmente se torna tão fácil e rápida quanto comprar um livro on-line no Brasil. É assim que a logística está progredindo em economias como os EUA. Quanto mais próximo chegamos desse modelo, mais cedo a economia, os negócios e os consumidores brasileiros serão beneficiados, ajudando a apoiar e a gerar empregos”, acrescenta Matias.