Centros de distribuição variados melhoram entrega de produtos para Black Friday

Faltando menos de um mês para a edição da Black Friday 2019, o setor de logística precisa preparar os estoques para entregar mais rápido e melhor, já que a maior liquidação do comércio movimenta praticamente todos os grandes centros de distribuição do país. De acordo com Rodrigo Demeterco, presidente da Capital Realty, desenvolvedora e administradora de ativos imobiliários no setor de infraestrutura logística, quanto antes todos se prepararem para cumprir as metas, mais eficiente será a operação. “Ao trabalhar com e-commerce, o operador precisa entregar para as mais diversas partes do país. Por isso, é fundamental sistemas de logística que operem em centros de distribuição variados e de fácil acesso”, explica.

O problema é que, no Brasil, apenas 34% dos galpões logísticos de São Paulo e Rio de Janeiro, os dois maiores polos, estão localizados em um raio de até 30 quilômetros das capitais, o que permite as entregas ultrarrápidas, de acordo com o mais recente levantamento da consultoria NAI Brazil. Para Demeterco, esse número é baixo para atender a demanda do e-commerce, mas utilizar centros de distribuição variados é uma solução.

“Ao trabalhar com e-commerce, o operador vai entregar para as mais diversas partes do país. É fundamental usar sistemas de logística que operem em centros de distribuição variados e de fácil acesso. Centros logísticos como o MEGA, da Capital Realty, estão localizados estrategicamente em regiões que não ficam apenas no RJ ou SP, o que permite entregas ultra rápidas a diversas outras localizações do país, além de possibilitar sistemas de cross-docking, que fazem a redistribuição rápida das mercadorias e estão posicionados próximos a rodovias que dão acesso ao Brasil inteiro”, explica.

De acordo com levantamentos realizados pela Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm) e pela consultoria Ebit/Nielsen, a expectativa para a Black Friday de 2019 no e-commerce é de faturamento acima de R$ 3 bilhões, com aumento de 18% em relação ao ano passado.

Ainda de acordo com Demeterco, por ser uma grande operação, a Black Friday coloca em estresse toda as partes das operações de logística de um e-commerce. “É uma oportunidade de aumento de vendas, mas traz uma grande necessidade de esforço e planejamento. Investimento em espaços adequados para a capacidade das vendas permite um ganho inestimável. Quanto mais rápida e eficiente for a sua entrega, maior será a credibilidade do negócio”, afirma.

A próxima Black Friday ocorre no dia 29 de novembro.