Patrus Transportes apresenta novo posicionamento de comunicação e marca revitalizada

A Patrus Transportes, uma das maiores transportadoras de carga fracionada no Brasil, adotou um novo posicionamento de comunicação acompanhado de uma marca renovada. O novo visual é inspirado pelas transformações que a empresa passou ao longo de 46 anos de atividades e se apoia nos modernos conceitos de gestão que hoje a colocam numa posição destacada no segmento de transportes e logística.

Segundo o presidente Marcelo Patrus, a antiga identidade visual não expressava mais a cultura da empresa e não materializa todo o investimento em tecnologia e inovação aportados no negócio, daí a importância da mudança. Para a nova identidade visual, a Patrus encomendou um estudo da Interbrand —consultoria líder de marcas no mundo – e contratou a agência Plan B para o desenvolvimento da campanha de divulgação. Segundo a diretora de estratégia da Interbrand, Laura Garcia, a nova assinatura busca refletir a cultura atual da empresa e reforça o papel de conectar indústrias e pessoas. “As linhas paralelas presentes na nova marca refletem a parceria e a conexão com os clientes; o laranja foi incorporado para mostrar o vanguardismo e a inovação da empresa e o vermelho representa continuidade da história da Patrus”, explica.

Além da logo, foram revisitados os pilares estratégicos da marca e o posicionamento, impulsionando o desejo da empresa de ser percebida pelo mercado como uma parceira das melhores decisões logísticas. “Este momento é de grande importância para os próximos passos do crescimento da Patrus; é uma nova etapa da história da empresa e a nova marca é um símbolo dessa transformação”, avalia a diretora presidente da Look + Feel Consultoria, Príscilla Duarte, que coordenou o desenvolvimento do novo posicionamento da Patrus.

O trabalho da Interbrand contou com um estudo de mercado e entrevistas com colaboradores e clientes da empresa, para construir uma identidade que expressasse o novo momento que a empresa está vivendo. Esse trabalho apontou que a Patrus Transportes possui um Net Promoter Score (NPS) de 82%, metodologia que tem o objetivo mensurar o grau de satisfação e fidelidade dos consumidores. “Sabemos que nossos clientes são pressionados por resultados. Eles monitoram a nossa performance constantemente, buscam parceiros que entendam as particularidades do seu negócio, que tragam inovação ao processo de transporte e que sejam flexíveis, para tornar as decisões mais rápidas, sem impactar nas entregas. Nossas inovações permitem atender essas expectativas”, explica Marcelo Patrus.

A aposta em inovação é refletida em uma cadeia de serviços agregados reconhecidos pelo cliente e a empresa tem conquistado prêmios como a melhor transportadora por diversos anos consecutivos. No âmbito da sustentabilidade, a Patrus é a única transportadora no mundo certificada pelo Sistema B, um movimento global que busca redefinir o conceito de sucesso das organizações, de forma que elas não visem apenas o lucro, mas que busquem a geração de valor compartilhado. A Patrus também foi reconhecida como a empresa de transporte e logística mais sustentável do Brasil, pelo Guia de Sustentabilidade da revista Exame, divulgado na semana passada.

Além disso, foi premiada pelo Kaizen Institute como uma das empresas que melhor aplica o sistema de melhoria contínua, uma das ferramentas da metodologia de gestão Lean, que busca fazer mais com menos, trazendo agilidade nos processos e redução de custos operacionais.

A mudança do layout da marca da Patrus Transportes é o primeiro passo para solidificar todo o investimento em tecnologia e em práticas sustentáveis dentro do Transporte Rodoviário de Carga Fracionada (TRCF). A empresa quer fazer a diferença no setor e está investindo alto para isso, automatizando ferramentas e utilizando tecnologia para ganhar agilidade e performance, mas sem perder a essência do contato próximo e humanizado com seus clientes e colaboradores. “Nós somos uma empresa de soluções em transporte de carga fracionada e buscamos guiar nossos clientes aos melhores caminhos. Por isso, empoderamos as pessoas e investimos em tecnologias para transformar as promessas que fazemos em realidade”, reitera Marcelo.