O Natal é a principal data para o comércio, e o pico de contratações temporárias no setor ocorre em novembro e dezembro. De acordo com a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), a estimativa de oferta de vagas temporárias para o Natal deste ano será a maior em seis anos. A partir da projeção da CNC, serão contratados 91 mil trabalhadores temporários neste fim de ano para atender ao aumento sazonal das vendas – 4% maior do que o registrado em 2018 (87,5 mil).
De acordo com o estudo da entidade, os maiores volumes de contratações deverão ocorrer nos ramos de vestuário (62,5 mil vagas) e de hiper e supermercados (12,8 mil vagas). Os estados com maior número de oportunidades que deverão ser abertas são Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Santa Catarina e Amazonas.
O Grupo Tacla Shopping, responsável pela comercialização, construção e administração de shoppings centers no Paraná, Santa Catarina e São Paulo, prevê aumentar em até 20% o quadro de funcionários com a contratação de temporários. As vagas abertas em todos os shoppings do Grupo são para atender diversos setores, como limpeza, manutenção, segurança e até auxiliar de vendas nas lojas. “Temos conhecimento de que muitos funcionários temporários foram efetivados nos anos anteriores e hoje em dia são gerentes de loja. É uma grande oportunidade que deve ser valorizada, pois abre várias portas no mercado de trabalho”, reforça a diretora de marketing do Grupo Tacla, Cida Oliveira.