Sob o guarda-chuva “Operações Logísticas”, reunimos aqui informações preciosas que mostram que o segmento está “se mexendo”, expandindo-se, sinal de que a economia começa a recuperar-se.
ID Logistics fecha parceria com a Arcor do Brasil
A filial brasileira do Grupo ID Logistics iniciou uma nova parceria, no Brasil, com a indústria argentina Arcor, fabricante de chocolates, balas e biscoitos e detentora de marcas como Tortuguita, Butter Toffees, 7Belo, Poosh, Triunfo e Aymoré, entre outras. O Operador Logístico também acaba de inaugurar o novo Centro de Distribuição em Extrema, na região Sul de Minas Gerais, ao lado de outras operações ID Logistics, como Privalia e Ambev. Além da área seca, o site conta com uma câmara fria de temperatura controlada de 18º C. Foi durante o segundo trimestre de 2019 que a Arcor e ID Logistics intensificaram as negociações de uma operação full service de gestão de armazéns, principal core business do Operador Logístico. De acordo com Jerome Jacek, diretor geral da ID Logistics Brasil, “em Extrema, há uma excelente malha logística viária que nos permite conectar a operação do cliente aos principais pólos de consumo”. A Arcor tem uma caracteristica bem interessante como outras empresas que já estão na região, formando um dos maiores polos chocolateiros do País, tendo instalações como fábricas ou Centros de Distribuição a Kopenhagen, Bauducco, Lindt, Brasil Cacau e a Barry Callebaut, entre outros. O diretor geral da Arcor do Brasil, Gabriel Albertinazzi, lembrou que a nova operação permitiu acompanhar a rastreabilidade de todo o processo de alta volumetria de 1,5 milhão de caixas em tres turnos em real time, funcionando de segunda a sábado, numa atividade complexa em que 50% do volume do mês são realizados sempre na última semana. Segundo Charles Xavier, gerente de Supply Chain da Arcor do Brasil, já havia distribuição dos produtos por outros quatro Centros próprios em Campinas, Rio das Pedras, Bragança Paulista e Recife, mas o novo CD em Extrema passa a ser o maior da Arcor no Brasil, atendendo mais de 11 mil posições-palete e cerca de 350 itens, entre chocolates, doces e guloseimas.
MODERN Logistics abre nova rota para o Rio de Janeiro
A partir deste mês de novembro, a MODERN Logistics abre nova rota para o Rio de Janeiro. No Aeroporto Internacional Tom Jobim/Galeão, a empresa terá um terminal de carga próprio, conjugado a um Centro de Distribuição – com área total de 3.500 m², este espaço é preparado para receber materiais das mais diversas e exigentes especificações. Serão realizados três voos semanais, que permitirão ligar o Galeão, dia sim e dia não, a Viracopos, a Brasília, a Recife e a Manaus.
Moove e Fatec fecham parceria para a criação de um novo robô
A Moove – companhia criada como um braço da empresa de logística Flash Courier, e que atua no mesmo segmento de distribuição, mas com foco nos meios eletrônicos de pagamento e no transporte de encomendas urgentes – e a Faculdade de Tecnologia – Fatec de Sorocaba, SP, começaram uma parceria para desenvolver um protótipo de robô para ser utilizado nas movimentações de carga dentro dos armazéns. O objetivo é desenvolver um novo modelo de AVG de baixo custo, uma vez que as tecnologias disponíveis no mercado são consideradas extremamente caras. O protótipo já está em fase de testes. Todo o projeto será desenvolvido pela equipe da Fatec por meio do Núcleo de Estudos e Pesquisas Tecnológicas em Automação e Robótica (NEPTAR) de Sorocaba: dimensões, tipo de materiais, programação e inteligência serão criação da equipe da faculdade. Já a Moove, por sua vez, assume todos os custos, além de disponibilizar quatro vagas de estágio para os membros da equipe. De acordo com Guilherme Juliani, CEO da Moove, o protótipo é uma das saídas encontradas para reduzir os altos gastos operacionais no setor logístico. “Não basta termos um novo robô dentro da empresa, não é isso que buscamos. O que precisamos criar é um novo modelo de funcionamento deste robô, que permita uma construção barata, com manutenção barata, que dê mais eficiência na operação e que permita que nós ampliemos as operações.” Juliani pontua ainda que a parceria é bastante positiva não só pela possibilidade de obter um equipamento de alta tecnologia para ajudar a empresa, como também para a preparação de alunos para o mercado de trabalho em alto nível.
Sequoia adquire a Nowlog Logística
A Sequoia, Operador Logístico com forte atuação no e-commerce e tecnologia, acaba de aquirir a Nowlog Logística. Trata-se da segunda aquisição da empresa no ano, que irá reforçar a malha de distribuição nacional para entregas expressas, principalmente nos estados do Nordeste. “Com esse incremento, estimamos crescer cerca de 80% em 2019”, destaca o fundador e presidente da Sequoia, Armando Marchesan Neto. Ele também ressalta que a estimativa de faturamento para este ano é de R$ 800 milhões e pode chegar a R$ 1 bilhão, em 2020, em função de novos contratos em implantação e outras aquisições.
Central de Distribuição do Condor recebe a certificação ISO 9001:2015
Após passar por um processo de implantação de novas políticas de qualidade, a Central de Distribuição do Condor Super Center localizada em Curitiba, PR, é a primeira do segmento de supermercados a receber a certificação ISO 9001:2015, a principal referência em qualidade das empresas. Para conquistar o selo, foi implantado um conjunto de processos que trarão benefícios para as lojas e clientes. Entre eles, a rapidez e eficiência na reposição dos produtos nas lojas, além de uma redução nos custos que envolvem a logística, que poderá ser repassado ao consumidor em forma de ofertas. As avarias internas do CD foram reduzidas em 15%, o que, consequentemente, diminuiu os retrabalhos e os custos na operação. Outro benefício da certificação é a queda na ruptura, que é a falta de produtos nas gôndolas. “Com a nossa nova política de qualidade, elevamos o nível de serviço para atender ainda melhor as lojas, sempre oferecendo o produto na hora certa”, afirma o gerente de logística do Condor, Luís Figueira. Para receber a certificação, foram realizados dois estágios de auditorias, sendo o primeiro referente às documentações e o segundo ao processo operacional do CD. Foi implantado na Central de Distribuição um Sistema de Gestão da Qualidade Condor CD (SGQ), um conjunto de elementos interligados e integrados na organização que funcionam como uma engrenagem para atender à Política de Qualidade e aos objetivos da empresa. Para a rede, a ISO 9001:2015 é um grande diferencial competitivo e representa um marco. “Conquistar esta certificação em um CD como o nosso é muito gratificante e recompensador, pois trabalhamos com aproximadamente 9000 mil itens em um espaço de 70.000 m², responsável pelo abastecimento diário das lojas da rede”, conclui Figueira. A rede Condor Super Center possui 50 lojas, entre super e hipermercados, em 17 cidades do Paraná, localizadas em Curitiba e Região Metropolitana, litoral, Campos Gerais e Norte do Estado, e em Santa Catarina, nas cidades de Joinville e Mafra.
Com a compra da Translovato, o faturamento anual da BBM atinge a marca de R$ 1 bilhão
Que a BBM Logística efetuou a aquisição da Translovato já foi amplamente comentado. O que merece destaque é que, com essa transação, o faturamento anual da BBM atinge a marca de R$ 1 bilhão, triplicando sua receita desde 2017, ano do aporte do Fundo Stratus e da largada do seu plano ambicioso de crescimento. A aquisição reforça a nova meta de chegar a R$ 2 bilhões de faturamento até 2022 – o dobro da divulgada anteriormente. A estratégia de consolidação é parte importante do plano de crescimento da BBM. A Translovato é a segunda aquisição relevante nos últimos dois anos. Em 2018, a companhia adquiriu a Transeich e atualmente tem outras transações em andamento. Também é importante lembrar que a aquisição da Translovato fortalece a atuação da BBM no segmento de transporte de cargas fracionadas, reforçando sua posição como uma das principais empresas do setor de logística no Mercosul, com soluções que abrangem toda a cadeia logística, desde o transporte para abastecimento de fábricas (Inbound) até o transporte de produtos acabados (Outbound).
Yusen Logistics vai cuidar da logística in-house da nova fábrica da Hikvision em Manaus, AM
A Yusen Logistics foi escolhida pela Hikvision para cuidar da logística da sua nova fábrica em Manaus, AM. Caberá à Operadora Logística, além do escopo inicial, a administração logística de toda a matéria prima. A Hikvision é líder mundial em produtos e soluções de segurança, e iniciou o seu projeto de fábrica em Manaus em 2017. Com a nova fábrica, pretende dobrar o seu tamanho no Brasil e aumentar o marketshare. A empresa abrirá o segundo turno de produção em Manaus ainda neste semestre e pretende em breve ampliar a atual área de armazenagem de dois mil metros quadrados.
Novo CD – A Yusen Logistics também inaugurou um novo CD em Joinville, SC. Com quatro mil metros quadrados, o espaço permitirá que a empresa ofereça serviços de recebimento, armazenagem, inventário, picking, packing, montagem de kit, industrialização e expedição. “A inauguração do segundo CD da Yusen no Brasil em Joinville é um passo importante no sentido de levar os nossos serviços para a região Sul do país, uma área com grande concentração de indústrias, portos importantes e conexão com os países do Mercosul”, afirma Raquel Teixeira, diretora de Contract Logistics. No Brasil, a empresa conta com um CD em São Paulo e várias estruturas in house.
White Martins lança caminhão criogênico inédito na América do Sul
A White Martins desenvolveu um caminhão criogênico de dois eixos, capaz de transportar gases em maiores quantidades, abastecer os clientes em menos tempo e ainda com mais segurança: o TWM6. Inédita na América do Sul, a tecnologia representou um investimento de R$ 1 milhão, conta com alto nível de automação e passa a ser utilizada para entrega de oxigênio, nitrogênio e argônio, inicialmente no Estado do Rio de Janeiro. Até 2020, o veículo já estará disponível para entregas em todo o Brasil. Com o mesmo tamanho dos caminhões convencionais, o novo modelo consegue transportar 76% a mais de oxigênio e nitrogênio e 46% a mais de argônio. Além de possibilitar a otimização das rotas pelo fato de transportar mais produto, o TWM6 reduz o tempo de carga e descarga, é um veículo mais leve, reduz a perda de produto e aumenta a produtividade em 66%, segundo a empresa. O projeto foi totalmente desenvolvido no Brasil pela White Martins ao longo de dois anos e poderá servir de benchmark para a indústria de gases em vários países. “Este novo caminhão nos permitirá atender com ainda mais agilidade hospitais e indústrias de todo o país onde há limitações de espaço para a entrada de nossas carretas criogênicas”, afirma o diretor de logística da White Martins na América do Sul, Marcos Guimarães. O novo caminhão ainda trará benefícios ambientais, ao reduzir o consumo de mais de 2 mil litros de diesel e 588 quilômetros rodados por ano e evitar a emissão de 5,3 toneladas de gases causadores do efeito estufa por veículo, reforçando o compromisso da companhia com o desenvolvimento sustentável. A operação do TWM6 é monitorada por meio de um Painel Lógico de Controle, desenvolvido especialmente para os nove veículos da frota inicial. Segundo Rodrigo Vieira, motorista instrutor da White Martins, o TWM6 reduz a possibilidade de falhas operacionais. “Basta plugar a mangueira criogênica ao caminhão para que o sistema inteligente monitore todo o processo de carga e descarga no painel, o que torna a operação mais simples, rápida e segura, sem a necessidade de interferência do motorista durante o processo de abastecimento”, finaliza.
Pacer Logística já atende 15 empresas no Vale da Eletrônica, em Minas Gerais
Localizada no sul de Minas Gerais, a cidade de Santa Rita do Sapucaí se tornou a capital do chamado Vale da Eletrônica. Ali estão concentradas empresas que representam 53% do PIB deste setor no Brasil e 29% da mão de obra especializada em eletroeletrônica naquele Estado. Estas indústrias, de variados portes, produzem desde urnas eletrônicas a chips, tablets, equipamentos médicos e de segurança, entre outros, que são distribuídos para todo o território nacional ou exportados para 52 países. A Pacer Logística vem se tornando um dos principais Operadores Logísticos da região e já atende a 15 empresas instaladas naquele polo industrial. Entre elas estão grandes operadoras de telecomunicações e emissoras de TV. Para estas, a Operadora Logística transporta desde placas de telefonia até transmissores de rádio e TV. Além disso, a Pacer atende outros segmentos, que também têm fábricas na região, como os de saúde humana e animal, alimentos, cadeados e fechaduras, oferecendo seus serviços de transportes nos modais aéreo e rodoviário. Os principais destinos dos produtos são as regiões Norte, Nordeste e Sudeste. Alexandre Galvão, diretor de Operações da Pacer, aponta mais alguns serviços que podem proporcionar ganhos para as empresas do Vale da Eletrônica. “Uma oportunidade para a região é o estoque avançado em São Paulo, uma vez que são muitas as indústrias de pequeno e médio porte, que estão crescendo e, com a armazenagem, podem expandir sua produção, sem se preocupar em ampliar suas instalações atuais”, diz. Outro serviço oferecido pela Pacer é o içamento e cargas especiais, voltado principalmente para as empresas que fabricam antenas e precisam desse apoio específico na ponta da entrega. A empresa também pode atender algumas startups, que ainda se encontram nas incubadoras do Vale da Eletrônica.
JSL conquista certificado internacional
A JSL acaba de conquistar a certificação OEA – Operador Econômico Autorizado, concedida pela Receita Federal do Brasil aos envolvidos na cadeia logística e que confere um status de empresa segura e confiável em suas operações. O certificado cria uma importante aliança entre alfândegas e o setor privado e, de acordo com requisitos da norma da OEA, as empresas certificadas precisam buscar no mercado parceiros comerciais que também sejam credenciados. Deives Privatti, diretor de operações do segmento internacional da JSL, ressalta a importância da OEA. “As transportadoras que atuam em importação e exportação passam a ser vistas com outros olhos pelo mercado. São consideradas companhias que realizam suas atividades dentro das melhores práticas, com resultados mais rápidos e eficazes. Vale lembrar, ainda, que apenas 1% das transportadoras brasileiras têm esta certificação”. Por ser uma certificação que atua na prevenção da contaminação de carga por material ilícito, é necessário seguir à risca os controles de proteção da carga, seja na infraestrutura, documentação, equipamento ou na rota do transporte. Por isso, a JSL desenvolveu um sistema de gestão específico para atender os requisitos da Receita Federal e obter vantagens como prioridade nas escolhas dos modais, benefícios na aduana internacional e ponto de contato direto com a Receita, entre outros.
RIOgaleão Cargo conquista a Recertificação CEIV Pharma, da IATA
O RIOgaleão Cargo acaba de conquistar a Recertificação CEIV Pharma, da IATA – Associação Internacional de Transporte Aéreo, que atesta terminais logísticos que apresentam qualidade e confiabilidade em serviços prestados à indústria farmacêutica. Ao conquistar a primeira certificação, em 2016, o RIOgaleão tornou-se o único aeroporto das Américas a possuir a CEIV Pharma da IATA. Esta certificação é um programa adotado mundialmente que consiste em auditorias e treinamentos técnicos. O processo de certificação precisa ser revalidado a cada três anos. Para conquistar a Recertificação, as equipes do RIOgaleão Cargo passaram por uma série de treinamentos da IATA, que abrangeram as tendências mais recentes para garantir operações de alta qualidade pertinentes à qualificação e especialização de processos e equipes. As capacitações abordaram temas como gerenciamento de riscos, auditoria interna, análise de não conformidades, gestão de mudanças, controles operacionais e SLA’s. Todos os conteúdos foram revisados com base em requisitos relacionados ao Sistema de Gestão da Qualidade, e com total foco no atendimento às melhores práticas do setor de carga aérea, para armazenamento, aceitação e manuseio dos produtos farmacêuticos. O certificado atesta que o armazenamento e o transporte de produtos da indústria farmacêutica estão sendo realizados em conformidade com as melhores práticas e normas operacionais adotadas no mercado internacional, garantindo ainda mais qualidade aos serviços oferecidos e à integridade da cadeia fria, além de reduzir os riscos e custos logísticos para os clientes deste setor estratégico. O segmento farmacêutico ocupa a segunda colocação no TOP 5 de importação do RIOgaleão Cargo, representando 17% da movimentação do terminal de cargas. Próximo dos principais centros farmacêuticos da América Latina, o RIOgaleão recebe 20% da carga total do setor no Brasil, em peso.
Solistica anuncia a aquisição da AGV, líder em armazenagem e distribuição no Brasil
A Solistica, subsidiária de operação logística da FEMSA, chegou a um acordo para adquirir a AGV – Operador Logístico com vendas anuais em torno de R$ 650 milhões e líder nos setores de saúde e nutrição, com forte atuação em bens de consumo. Possui 40 Centros de Distribuição em 15 Estados, somando mais de 300.000 m² e atendendo, aproximadamente, 4.400 cidades e mais de 30 mil pontos de entrega. Esta transação representa um novo importante bloco de construção da estratégia da Solistica no Brasil. A empresa passará a ser a maior operadora de soluções de logísticas para terceiros (3PL), totalmente integrada no mercado brasileiro, construindo um fator diferencial chave entre os principais líderes no setor. Desde a aquisição da Expresso Jundiaí e Atlas em 2013 e 2015, respectivamente, a Solistica desenvolveu seu portfólio de serviços para se tornar um importante Operador Logístico de cargas fracionadas (LTL) no Brasil. A AGV gerará sinergias, complementará a plataforma e aprimorará significativamente a proposta de valor aos clientes, avançando no provimento de soluções logísticas integradas para o principal mercado brasileiro.
Braspress lança Aplicativo do Motorista
A Braspress lançou o Aplicativo do Motorista, visando facilitar o trabalho e otimizar o tempo dos profissionais do volante. Segundo Urubatan Helou Júnior, Controller de Frota, “não foi um aplicativo que já existia e que nós inserimos na nossa rotina. Ele foi desenvolvido aqui mesmo por profissionais que conhecem a realidade das operações de transporte da empresa. Esse aplicativo é fundamental para a otimização dos processos de manutenção de frota e aprimoramento dos motoristas”. A navegação pela ferramenta é simples e intuitiva, além de conter ícones que facilitam a localização das informações. O motorista faz o login com uma senha utilizada pela telemetria e seleciona o ícone de Telemetria ou de Manutenção de Frota. No primeiro é informado o relatório mensal, onde constam informações sobre quilômetros percorridos, horas de condução, número de eventos e consumo de combustível. Além disso, o motorista pode consultar sua posição no ranking trimestral da telemetria. Já no ícone de Manutenção, o condutor tem acesso ao checklist digital (feito antes das viagens), bem como pode reportar problemas mecânicos após as viagens e até anexar imagens para facilitar a localização de falhas. Esse recurso elimina a antiga demanda por impressão de páginas de papel e de preenchimento a mão da Ficha de Atendimento ao Motorista.
Comfrio e Bloomin’ Brands renovam parceria
Especializada em logística de armazenamento refrigerado para cadeias de alimento e agronegócio, a Comfrio renovou o seu acordo para a gestão de toda a cadeia de suprimentos das marcas da Bloomin’ Brands no Brasil, que conta com 99 restaurantes Outback, 12 Abbraccio e um Fleming’s no país. Pelo contrato, com duração de cinco anos, a Comfrio será responsável por toda o planejamento de demanda das lojas, armazenamento multitemperatura – climatizado, refrigerado e congelado – e entrega nas 112 unidades das marcas. Localizada em Jarinu, na Grande São Paulo, a unidade para Food Service da Comfrio tem capacidade de armazenamento de mais de 6.500 toneladas e de quatro mil toneladas de expedição por mês. A Comfrio administra mais de 22 unidades refrigeradas no país, para atender a indústria de alimentos e o agronegócio.