Sustentabilidade, escalabilidade, melhoria contínua, redução de custos e maximização da eficiência ao longo da cadeia de suprimentos foram alguns dos temas abordados no SCS – Supply Chain Summit Brasil 2019, que reuniu executivos-chave do setor para partilhar experiências de aplicação prática e implementação de inovações.
O evento, realizado pela W6connect, empresa de mídia e eventos B2B sediada em Londres, no Reino Unido, aconteceu no dia 6 de novembro último, no Hilton Morumbi Hotel, em São Paulo, SP. “Há vários eventos sobre logística no mercado, mas alguns deles são apenas filosóficos. A nossa proposta de valor é que o profissional participante volte para a empresa com ideias que já possam ser aplicadas. O que se dá, inclusive, através da apresentação de estudos de casos inéditos”, diz Loran Mariano, managing diretor da W6connect.
Segundo ele, o grande diferencial foi reunir profissionais que são tomadores de decisão dentro de suas companhias. Através do evento, um dos participantes percebeu que sua empresa está três passos atrás de outras, como revelou em conversa com Loran. “O SCS é um wake up call para a necessidade de investir e inovar. Este é justamente o motivo que nos leva a fazer o que fazemos: promover e proporcionar este tipo de informação aos participantes”, destaca.
A edição 2019 foi patrocinada por Comexport, Llamasoft, OpenText, OMP, Pier8 e DSV – Transporte e Logística Global. A Logweb foi a parceira de mídia, escolhida, segundo Loran, pela sua longa trajetória no mercado, pelo reconhecimento que tem no segmento e pela grande preocupação com conteúdo, que é o carro-chefe da W6connect. “A Logweb nos aproxima dos provedores de soluções para o setor, sendo um parceiro estratégico no Brasil”, expõe.
Conteúdo
A W6connect se preocupou em criar uma plataforma muito poderosa para profissionais de Supply Chain no Brasil, como conta Elsa Costa, global head of content da empresa. “Através desta plataforma, os profissionais terão a oportunidade de se encontrar anualmente para discutir inovações na área, de modo a tornar suas empresas mais competitivas, ágeis e eficientes.”
De acordo com ela, a escolha do conteúdo se deu através de extensa pesquisa de mercado feita com os experts em Supply Chain no Brasil e posterior seleção dos palestrantes, que deveriam apresentar um caso de estudo com aplicação prática, focando na redução de custos e na melhoria das receitas.
“Um dos principais assuntos discutidos foi as novas tecnologias: como elas se aplicam à cadeia de suprimentos, como impactam os profissionais e como as empresas precisam se estruturar para adotá-las”, ressalta. Magazine Luiza, Bayer, Boticário e Bosh, entre outras empresas, apresentaram estudos de caso envolvendo omnichannel, Real Time Visibility, RFID e Logística 4.0, por exemplo.
O SCS teve como parceira institucional a ABOL – Associação Brasileira de Operadores Logísticos, que tem sete anos de fundação e conta atualmente com mais de 30 associados. Cesar Meireles, diretor-presidente da entidade e também presidente do evento, foi o mediador em alguns painéis, estimulando as discussões. “O evento propôs uma nova estrutura, trazendo executivos de várias cadeias produtivas, integrando todo o setor, o que engrandece esse tipo de discussão. O SCS foi um sucesso, abordando tecnologia, segurança, capacitação profissional e aspectos regulatórios, entre outros temas”, ressalta.
Ele conta que a semente deste novo projeto já foi fecundada, levando a uma próxima edição, que será ainda mais estimulante e contributiva. Em 2020, o SCS será em dois dias: 3 e 4 de novembro.
Quem foi recomenda!
“Evento dinâmico com muitas oportunidades de networking. Gostei da estrutura e do formato, recomendo a participação, inclusive estarei presente no próximo ano. É uma experiência muito rica e valiosa para qualquer profissional da área.”
Marcelo Corio, head de logística do Burger King
“Gostei bastante do formato do evento, que ofereceu a possibilidade de agendamento de reuniões em mesas reservadas, além de palestras com cases de sucesso, que agregaram muito. Também tive ótimas experiências de networking. Fiquei muito satisfeita.”
Rosa Amador, diretora comercial e de inovação da ID Logistics
“Sempre participo de seminários e fóruns e posso dizer que o SCS está entre aqueles que melhoram nosso conhecimento sobre tudo o que está acontecendo dentro do setor. Um dos temas abordados que destaco é a gestão de pessoas. Tecnologia, estrutura e processos são importantes, mas sem talentos, sem pessoas que de fato saibam o que precisa ser feito e o fazem com dedicação nada funciona. Fiquei muito feliz em ouvir sobre esse assunto.”
Paulo Roberto Guedes, conselheiro e fundador da ABOL
Muito mais
Acesse o podcast e o Canal Logweb através do site www.logweb.com e saiba mais sobre o SCS Brasil 2019.