Em parceria com a Loggi, Leroy Merlin ingressa na era da entrega expressa no município de São Paulo

A Leroy Merlin – especializada em construção, acabamento, bricolagem, decoração e jardinagem – fechou parceria com a Loggi, empresa de tecnologia que conecta e-commerces, escritórios e o comércio local a uma rede de entregadores autônomos formais, e criou um sistema de entrega expressa. O projeto-piloto está sendo executado na unidade Leroy Merlin – Tietê e já pode ser considerado o resultado de uma parceria de sucesso. Inicialmente, o sistema funciona na loja Tietê, mas a compra pode ser realizada pelo site e por meio do aplicativo na cobertura de área da loja. “Acreditamos que essa parceria pode trazer vários frutos e aumentar nossa conectividade e eficiência. Nossa meta é trazer soluções para facilitar a vida dos clientes”, cita Paulo César, diretor da loja Leroy Merlin – Tietê.

 

Same Day

O projeto intitulado Same Day, ou mesmo dia, oferece aos clientes a comodidade da entrega expressa no município de São Paulo. Se ele comprar pelo site e pelo aplicativo Leroy Merlin até as 14h, a entrega é feita no mesmo dia, até as 18h. Após este horário há o compromisso de realizar a entrega no dia seguinte das 8h às 18h, exceto aos domingos. Como o transporte é inicialmente feito por motociclistas, a mercadoria deve ter até 15 kg e, no máximo, 0,50 cm de dimensão, justamente para que caiba no baú da moto, mas a intenção é de expansão com entregas que poderão ser feitas de carro e vans. Os pedidos são separados, embalados e expedidos diretamente da loja.

“O que levou a Leroy Merlin a criar este serviço foi a voz do nosso cliente que, ao se deparar com um cotidiano escasso de tempo, necessita cada vez mais de agilidade e pontualidade. A Leroy Merlin possui uma vasta gama de produtos, desde objetos decorativos a produtos funcionais que o cliente pode necessitar com urgência, como um chuveiro queimado repentinamente”, comenta Joseph Henry, diretor omnicanal.

Ele também diz que a Loggi foi escolhida para a parceria pois, apesar de já ser uma empresa consolidada no mercado, “também está em um processo de expansão e entendemos que isto pode propiciar a ambos uma forte parceria de longo prazo”.

Como já dito, o novo serviço está disponível inicialmente para loja Tietê, mas há estudo de sua expansão para outras unidades da marca. “A perspectiva é de gradualmente implementar o serviço em outras lojas, vamos focar em grandes centros econômicos que usualmente causam mais dificuldade de locomoção, e o serviço gera um valor agregado diferenciado. Ainda em 2019 temos a ambição de ativar o serviço em mais quatro lojas. No entanto, para Leroy Merlin também é de grande importância incluir lojas fora dos grandes eixos comerciais que usualmente carecem mais de serviços diferenciados e de excelência como este.”

Sobre quando deverá começar o uso de carros e vans, Henry diz que esta é a evolução do serviço e vai abrir um leque grande de possibilidades. “Mas ainda não temos um prazo concreto para início, vamos trabalhar forte neste produto com entrega por motos e isto seguramente vai criar o alicerce para tal evolução.”

O Same Day funciona de segunda a sábado, das 8h às 18h. Entre suas funcionalidades, o comprador poderá rastrear o seu o pedido, desde a saída da loja até a porta de casa.

Henry ressalta que as perspectivas são muito positivas, dado que o número de clientes que optam por esta modalidade vem crescendo. “Como todo processo de construção, temos um trabalho constante de ouvir os nossos clientes e mapear o que é necessário alterar ou evoluir.”

 

Segurança

Sobre a questão da segurança neste novo serviço, o diretor omnicanal destaca que um dos fatores da Leroy Merlin ter lançado o serviço com uma promessa de entregar no mesmo dia e não estabelecer um horário especifico que causaria pressão no entregador foi a preocupação com a sua segurança. “No modelo que estamos operando entendemos que os entregadores podem executar o serviço com mais flexibilidade.”

Ele também lembra que a empresa realizou desenvolvimentos internos para integrar todo o fluxo com a Loggi de forma que os sistemas possuem autonomia para verificação do tamanho do produto, alocação do pedido para loja correta e diferenciação nos demais processos, para que o pedido seja separado e despachado corretamente e em tempo hábil.

 

A empresa

Segundo os dados da Associação Nacional dos Comerciantes de Material de Construção – ANAMACO, a Leroy Merlin é líder do mercado varejista da Home Center. São mais de 80 mil itens divididos em 15 setores: materiais de construção, madeiras, elétrica, ferramentas, tapetes, cerâmica, sanitários, encanamentos, jardinagem, ferragens, organização, pintura, decoração, iluminação e cozinha.

São 41 lojas espalhadas por dez estados brasileiros e o Distrito Federal, além do E-commerce, que atende todo o país. As lojas são equipadas com serviços especiais como mesa de bricolagem, fábrica de cores, espaço projeto, corte de madeira e vidro, coleta seletiva e drive-thru.