Balanço Black Friday: operação logística de clientes da Senior cresce 57%

O mês de novembro é tradicionalmente conhecido pelas promoções no varejo. A Black Friday aconteceu na última sexta-feira do mês de novembro, mas durante todo o mês as vendas estão aquecidas. E para dar conta do alto volume de pedidos, uma verdadeira operação de guerra acontece nos bastidores. A Senior, empresa referência em tecnologia para gestão, apoia os clientes através de várias soluções logísticas que auxiliam os varejistas a suportar as operações. Entre as ferramentas da companhia que são destaque no período estão o WMS, gestão de estoque que reduz em até 90% erros operacionais, e o TMS, plataforma de gestão de fretes que gerencia todas as etapas do transporte, desde a definição da forma de entrega, valor do frete e até a entrega ao consumidor.

Entre os dias 28 e 29 de novembro, o número de vendas atingiu 5,33 milhões de pedidos em todo o país. Isso corresponde a um crescimento de 25% sobre o mesmo período em 2018, que foi de 4,27 milhões de pedidos (Ebit/Nielsen). Assim como o panorama nacional total, a Senior também registrou números positivos.

Comparado a 2018, os clientes das soluções de logística da companhia registraram, em média, um aumento de 57% no número de pedidos entre os dias 1 e 30 de novembro. Isso representa 4,6 milhões de pedidos realizados nesses 30 dias. Já em relação ao número de peças, o aumento foi de 73%, chegando à marca de 65 milhões de itens vendidos.

No principal dia de promoções (29 de novembro), o aumento de pedidos que contaram com o suporte logístico da Senior foi de 8% quando comparado a mesma data em 2018. Isso representa cerca de 431 mil pedidos. Em um dia normal, esse número costuma girar em torno de 112 mil pedidos.

Anderson Benetti, head de produto de logística da Senior, explica que o grande desafio da Black Friday é manter a operação funcional para os clientes da Senior mesmo em um momento em que as vendas aumentam 8 vezes ou mais. Para isso, as equipes monitoram os sistemas de logística garantindo performance e disponibilidade das aplicações.

“A tecnologia é essencial na organização desse tipo de ação, que tem grande impacto no volume de vendas, quando é pensada de acordo com a realidade das companhias. Nossa equipe realiza um trabalho anual de melhorias nas soluções e de análise pré e pós Black Friday, levando em consideração pontos que podem ser otimizados com o objetivo de manter a performance com grandes volumes de vendas e mais produtividade na movimentação de mercadorias. Com isso, garantimos a cada ano uma automatização mais eficiente e dentro da realidade dos clientes”, explica Benetti.

Os sistemas de Logística de Armazenagem e Transporte da Senior são utilizados por alguns dos maiores varejistas do Brasil, como Magazine Luiza, Centauro, Fast Shop e C&A, entre outros. Um dos clientes da companhia, inclusive, entregou 35% dos pedidos de vendas da Black Friday até segunda- feira, dia 02/12.