SP inaugura primeiro aeroporto privado do país voltado à aviação executiva

A JHSF inaugurou nesta segunda-feira (16) o primeiro aeroporto privado do país voltado à aviação executiva na cidade de São Roque, no interior de São Paulo, a cerca de 60 km da capital. O evento contou com a presença do governador João Doria (PSDB-SP).

“A partir de 1º de março [de 2020] serão 16 aeroportos regionais. É a aviação gerando mais empregos, passageiros, movimento do turismo e movimento de carga”, disse o governador durante a inauguração da pista. “Estamos em 122 países do mundo com a campanha em inglês em todos os canais da CNN. Resultado disso em pouquíssimo tempo já ampliamos em 8% o movimento turístico para SP.”

O aeroporto está localizado numa área de 5,2 milhões de metros quadrados a cerca de 35 minutos da capital paulista, no quilômetro 60 da Rodovia Presidente Castelo Branco. De helicóptero, é possível percorrer o trajeto entre a cidade de São Paulo em cerca de 15 minutos.

O governador, inclusive, utilizou helicóptero para ir à solenidade de inauguração. Em seu discurso, Doria destacou que o novo aeroporto vai gerar mais de mil empregos diretos e indiretos. O governador também afirmou que uma das vantagens do novo empreendimento é oferecer para a aviação executiva uma operação que atua por 24 horas por dia, 365 dias por anos. “São Paulo tem recebido muitos investidores que se queixam da falta de um aeroporto só para aviação executiva, como existem em Nova York e na Flórida”, disse.

O governador afirmou ainda que o crescimento do setor aéreo no estado veio após a redução do ICSM sobre o combustível. “Era 25%, o mais caro da América Latina. Agora é 12%. Reunimos as companhias aéreas que acertaram um compromisso, com varias contrapartidas. Uma delas, era colocar 450 novos voos regulares por semana. Agora temos 706 novos voos regulares semanais para São Paulo. Também lançamos a campanha internacional para mais de 120 países. Nunca foi feito uma campanha internacional com investimento público zero. Foi pago pelas companhias aéreas em contrapartida com a redução do ICMS”, afirmou ele.

Fonte: Folha de S. Paulo