Novo CD da Ativa amplia capacidade de armazenagem e movimentação da empresa em 50%

Focando nas áreas farmacêutica e de cosméticos, a Ativa Logística investiu mais de R$ 10 milhões em um novo Centro de Distribuição, localizado no Condomínio CBSK, em Itapevi, SP, a apenas 2 km do anterior.

A estrutura conta com 15,5 mil metros quadrados, possibilitando ampliar a capacidade de armazenagem e movimentação da empresa em 50%. As atuais 10 mil posições-paletes saltarão para 15 mil e ainda há uma área de expansão que poderá chegar a 20 mil metros quadrados.

“A mudança vai nos permitir trabalhar em quatro frentes primordialmente: aumentar a nossa eficiência de atendimento, ampliar a produtividade e a rentabilidade operacional, conquistar mais clientes no setor farmacêutico e melhorar as condições de trabalho para nossos colaboradores”, conta Clóvis A. Gil, presidente da Ativa Logística.

De acordo com Luiz Correia, gerente de Operações Logísticas, o outro depósito era mais baixo em relação ao novo, o que fazia a empresa perder capacidade de armazenagem. “Além disso, o layout do espaço anterior dificultava a produtividade da mão de obra. Os clientes da área farmacêutica também solicitavam uma área climatizada, o que não era possível atender com a outra estrutura.” O novo CD conta com um local próprio para armazenagem de cargas que precisam ser mantidas entre 15 e 25 graus.

A estrutura deverá registrar mais de 1,3 milhão de unidades de produtos, 100 mil caixas movimentadas e 25 mil notas fiscais expedidas mensalmente. Com a entrada de novos clientes, estima-se um crescimento de 15,1% no faturamento nas temporadas 2019 e 2020 sobre os R$ 300 milhões faturados de 2018.

Os medicamentos deverão representar 40% do volume movimentado no local, atrás apenas dos cosméticos, que corresponderão a 50%, as duas principais áreas de atendimento da Ativa. Material gráfico, com 15%, e insumos farmacêuticos, equipamentos e materiais de saúde e alimentos, cada um com 5%, vêm logo a seguir.

O evento de inauguração aconteceu em dezembro último, e contou com palestra de Wilson Borges, presidente da Natulab Farmacêutica, uma das clientes da Ativa que serão beneficiadas com a nova estrutura. A Natulab é a quinta maior empresa farmacêutica no segmento de medicamentos isentos de prescrição médica, entre eles, o Floratil, tendo uma linha de 300 SKUs e movimentando 15 milhões de unidades ao mês. “A Ativa entrega nossos produtos aos distribuidores em todo o Brasil. O novo CD, que tem espaço maior e conta com recursos tecnológicos, irá oferecer mais qualidade na logística e agilidade na entrega”, contou Borges. Durante sua palestra, ele falou sobre a perspectiva positiva para o setor farmacêutico nos próximos anos.

 

Condomínio

O Condomínio CBSK, administrado pela Retha, possui uma estrutura de última geração, com estação de tratamento de água e reservatório para água de reúso, permitindo uma redução de até 70% no consumo, bem como iluminação em LED, que garante eficiência acima de 50%. É o primeiro do setor de condomínio industrial e logístico no Brasil a usar a tecnologia GPON (Gigabit Passive Optical Network) para trafegar internet, telefonia, vídeo e multimídia no mesmo cabo óptico, gerando redução de 25% ou mais nos investimentos em projeto e construção em comparação com uma rede tradicional em par metálico.

 

Outras mudanças

Antes de inaugurar o CD em Itapevi, a Ativa Logística investiu também em duas importantes unidades com a mudança de endereço para ampliar a capacidade de atendimento às indústrias farmacêuticas e de cosméticos em suas respectivas regiões. A filial de São José do Rio Preto, no interior de São Paulo, ganhou uma área 100% maior em comparação ao armazém anterior. A de Pouso Alegre, em Minas Gerais, ganhou um espaço 45% maior em relação ao empreendimento anterior.

A mudança de endereço em ambas as filiais, segundo Marcelo Azevedo, gerente Nacional de Operações, é decorrente do crescimento das operações regionais verificado especialmente nos dois últimos anos. “A filial de São José do Rio Preto tem registrado um crescimento contínuo de 20% nos últimos dois anos e estamos nos adequando para aumentar ainda mais a capacidade de atendimento e a qualidade de nossos serviços na região”, afirma.

Segundo ele, entre janeiro e setembro de 2018 foram movimentadas na filial de São José do Rio Preto cerca de 8 mil toneladas. No mesmo período de 2019, esse volume subiu para 11 mil toneladas e a estimativa é de que ele chegue a 18 mil em 2020, especialmente com medicamentos e cosméticos.

Em Pouso Alegre, a movimentação de produtos entre janeiro e setembro de 2018 foi de 2,5 mil toneladas de produtos. Esse volume saltou, nos primeiros nove meses de 2019, para 7 mil toneladas e espera-se atingir 15 mil toneladas em 2020. “Esses números nos dão uma média de 25% de crescimento em toneladas. E queremos crescer ainda mais para atender a estratégia de expansão da Ativa Logística e de seus negócios.”

 

Trans Model

Adquirida em 2016 pela Ativa Logística, a Trans Model Air Express completou 30 anos em dezembro. A companhia, que fechou 2018 com um volume de 42% maior de carga transportada, totalizando 750 toneladas de produtos, e crescimento no faturamento da ordem de 58%, finalizou 2019 com crescimento de 50%.

“O aéreo é um modal que tem por característica agilidade, segurança e praticidade. É a melhor opção para produtos que exigem transporte rápido e muitas vezes em regiões fora dos grandes centros, como os medicamentos”, explica Clóvis A. Gil, presidente da Ativa Logística. Hoje, cerca de 70% dos produtos transportados pela Trans Model são de perecíveis. Desse total, praticamente 90% são medicamentos.

Ao longo dos últimos três anos, a Trans Model vem se preparando para um plano de crescimento sustentável que prevê chegar à maturidade em 2020. Desde 2018, os processos estão sendo reestruturados para consolidar a integração das áreas de apoio (RH, Financeiro, Compras, etc) da Trans Model à Ativa Logística, aproveitando as sinergias e oportunidades de otimização de custos. “Renovamos 60% da frota, reformulamos e efetivamos as políticas comerciais. Agora é fomentar o crescimento de forma estruturada, com efetiva qualidade nos negócios em 2020”, expõe Ricardo Henrique, gerente comercial da Trans Model.