A cada ano, quadrilhas de estelionatários se reinventam e criam novos golpes no mercado de transportes e logística. Uma das práticas que têm se tornado muito comum é a clonagem de documentos, ou seja, um meliante assume a identidade de um motorista, clona seus documentos e afirma ser o profissional contratado. Assim, ele tem acesso às cargas e pode desviá-las.
As vítimas da ação geralmente são motoristas que tiveram seus documentos perdidos, furtados ou extraviados. Por isso, transportadoras e embarcadoras precisam ficar atentas e usar soluções e tecnologias para se protegerem.
Para ajudar, a Buonny, maior gerenciadora de riscos em transporte e logística do Brasil, listou quatro dicas para aumentar a segurança e evitar clonadores. Confira:
– Se possível, trabalhe com profissionais de confiança, conhecidos, indicados ou que já tenham prestado serviços para sua empresa;
– Contrate profissionais de frete por intermédio de agências de confiança, pois assim é mais fácil ter referências da pessoa no mercado;
– Garanta que sua gerenciadora de riscos pesquise o histórico profissional de seu caminhoneiro, seja ele funcionário, agregado ou autônomo. Além disso, ela também deve entrar em contato com conhecidos do motorista, como ex-patrões, para confirmar a identidade;
– Tecnologia é fundamental e hoje em dia já existe software de reconhecimento facial para o combate à clonagem de documentos. A solução compara o documento apresentado com as fotos do banco de dados, o que permite saber se é a mesma pessoa. Isso evita que a carga seja entregue a criminosos.