Scania prevê alta nas vendas de caminhões, ônibus e serviços em 2020

A expectativa da Scania para 2020 é de crescimento nas vendas em todos os seus mercados de atuação: caminhões, ônibus, serviços e motores industriais, marítimos e para geração de energia. O portfólio com as melhores soluções do mercado, a rede e equipes mais bem preparadas, a real parceria com os clientes e uma esperada continuidade do aquecimento da economia nacional são os principais ingredientes para as perspectivas positivas. A maior novidade para o mercado de 2019, a Nova Geração de caminhões com 12% a mais de economia em comparação à anterior, registrou mais de 12.000 encomendas.

“Para 2020, ainda existem algumas incertezas sobre os rumos das economias global e nacional, por isto estamos com um otimismo moderado neste momento. Mas, a fase da Scania no Brasil é ótima e nossas projeções são de crescimento em todos os segmentos”, afirma Roberto Barral, vice-presidente das Operações Comerciais da Scania no Brasil. “Vai avançando também nossa jornada liderando o sistema de transporte para ser mais sustentável. Em 2020, temos mais dois importantes passos com a tecnologia de motores a gás e/ou biometano com as entregas dos caminhões a partir de abril e o início das vendas dos ônibus, no segundo semestre.”

A Scania, parceira líder na transição para um sistema de transporte mais sustentável, acredita que em 2020 o mercado de caminhões em que atua, acima de 16 t (semipesados e pesados), deverá crescer entre 10% e 15% na comparação com 2019. “Vamos seguir comprovando com os clientes a maior rentabilidade que a Nova Geração traz. Muitos clientes estão superando os 12% de economia de combustível”, diz Silvio Munhoz, diretor comercial da Scania no Brasil.

Nos ônibus, a visão é de acréscimo no segmento rodoviário. “Nossa previsão é crescer até 5%. Algumas incertezas com o movimento de desregulamentação de linhas e a crescente atuação dos aplicativos levará o mercado a uma adaptação ao longo do ano. Nos urbanos, deveremos fazer um volume próximo de 2019”, conta Fábio D´Angelo, novo gerente de Vendas de Ônibus da Scania no Brasil.

Em Serviços, o novo diretor Marcelo Montanha, acredita numa alta de 33% no portfólio de programas de manutenção (carteira de planos ativos). “A Scania vem revolucionando as soluções de serviços nos últimos anos, e vamos trazer ainda mais novidades para 2020. Estamos reestruturando alguns programas para dar mais um passo à frente. A conectividade trará ainda mais benefícios à gestão da frota. Já temos mais de 30 mil veículos conectados no Brasil.”

Já na área de motores industriais, marítimos e para geração de energia a projeção é de seguir o crescimento da economia em 2020. O portfólio tem opções movidas a diesel, biogás e biometano. “Somos líderes mundiais em tecnologia para estes três segmentos. No Brasil, acreditamos num crescimento econômico e no aumento das demandas em função do aquecimento da indústria e pela geração distribuída. Associado à ampliação de necessidade por energia limpa e ao rendimento satisfatório comprovado pelos clientes na comparação com o diesel esperamos superar o dobro dos pedidos de 2019 na aplicação de gás natural e biometano nos grandes equipamentos consumidores de energia. O gás é o futuro para esta indústria”, explica Celso Mendonça, gerente de Vendas de Motores da Scania no Brasil