A Indústria 4.0 foi um dos assuntos do primeiro Manufacturing Summit Brazil, realizado em SP

“Melhorando a Competitividade em Manufatura: Eficácia, Automação, Estratégia Digital e Tecnologia” foi o tema do primeiro Manufacturing Summit Brazil, realizado pela W6connect, empresa de mídia e eventos B2B com sede em Londres que fornece aos líderes acesso a especialistas, consultoria acionável e colaboração peer-to-peer.

O encontro aconteceu no dia 3 de março último, no Hotel Hilton Morumbi, em São Paulo, SP, reunindo os principais executivos de manufatura de cerca de 100 empresas reconhecidas no setor industrial, abrangendo segmentos distintos, como agro, automotivo, aeroespacial, defesa, farmacêutica, bens de consumo, eletrônica, têxtil, indústrias, alimentos e bebidas, produtos químicos e energia, entre outros.

“Os principais temas abordados foram a Indústria 4.0 e a digitalização do setor, tendo como grande diferencial a apresentação de casos práticos e inéditos de grandes empresas da área”, conta Loran Mariano, managing director da W6connect.

Outros assuntos discutidos foram: novas tecnologias para aumentar a produção; como se tornar mais ágil, flexível e responsivo; a fábrica inteligente do futuro; implementando estratégias lean e OpEx em várias plantas; liderança e técnicas de engajamento de funcionários; e redução de custos.Palestraram representantes de empresas como Mercedes-Benz Brasil, Souza Cruz, Nestlé, Bayer, Magneti Marelli, Robert Bosch, General Motors e Quaker Houghton.

Também fez parte do evento uma visita técnica ao site da Bosch, em Campinas, SP, no dia 2 de março, através do qual cerca de 25 participantes tiveram a oportunidade de ver na prática algumas soluções 4.0 aplicadas pela empresa.

“Tanto a visita quanto as palestras foram de extrema importância para conhecermos as experiências de outras companhias e analisarmos a possibilidade de aplicação. Esse ecossistema de ajuda nos permite economizar tempo na implantação da Indústria 4.0, auxiliando no desenvolvimento das empresas do país. A Indústria 4.0 é realmente uma jornada sem volta. Todos temos de colocar o pé na estrada e fazer acontecer”, declara Julio Monteiro, diretor industrial da Bosch na fábrica de Campinas.

Loran adianta que a próxima edição, que acontecerá nos dias 3 e 4 de março de 2021, trará novos cases, ainda mais interessantes. “Já estamos trabalhando para oferecer um evento ainda mais rico em experiências e networking”, ressalta.

O Manufacturing Summit Brazil foi patrocinado pelas empresas Braincube, Dassault Systèmes, SKA, Comprint, Stratasys, Tecmaran e SmartPLM. A Logweb é a parceira de mídia oficial da W6connect. Este ano, ainda serão realizados o W6connect HR Summit, em 15 de setembro; o Insurance Summit Brazil (ISB), em 16 de setembro; e o Supply Chain Summit (SCS), nos dias 4 e 5 de novembro.