A BYD acaba de anunciar a recente assinatura de um acordo para levar a primeira frota de caminhões elétricos para o Equador. No dia 21 de fevereiro, representantes da empresa de transporte Transcarsell e da BYD Equador assinaram um contrato para a aquisição de 20 caminhões elétricos de transporte de grandes contêineres multimodais. O primeiro caminhão será entregue em agosto de 2020 e o restante em 2021.
O caminhão BYD 100% elétrico para carga pesada é equipado com baterias de fosfato ferro lítio, com vida útil de 15 anos e uma autonomia de 150 quilômetros com uma única carga. Este veículo possui o eixo de transmissão integrado do caminhão e um sistema de controle único desenvolvido pela BYD. O sistema de energia eletro-hidráulico facilita muito a direção e garante uma capacidade de carga de 31,5 toneladas.
O caminhão tem a vantagem de operar silenciosamente, com zero emissões e baixos custos operacionais, o que melhora muito a experiência de condução em comparação com os caminhões a combustível tradicionais. Além disso, ele vem equipado com um sistema de controle de cruzeiro. “Com a chegada desses caminhões ao Equador, estamos intensificando nossos esforços para ajudar o país em sua transição para a mobilidade elétrica e um futuro mais verde”, disse Jorge Burbano, Gerente Nacional da BYD Equador.
“Estou interessado em continuar a crescer com a minha empresa, refletindo meu compromisso com o país, nossos trabalhadores e nossos clientes”, disse Lenin Garzon, Gerente Geral da Transcarsell após a assinatura do documento. “Quero que minha empresa seja a primeira do tipo a usar caminhões que não só me permitam economizar, mas também ajudem a reduzir as emissões de carbono em nosso setor.”
Com sua variedade de produtos 100% elétricos, a BYD mantém sua posição como pioneira mundial em soluções eco eficientes para diferentes indústrias, especialmente em energia automotiva e renovável.
Em fevereiro de 2019, a BYD comprou a primeira frota de 20 ônibus elétricos para o Equador, que foram recebidos oficialmente em uma cerimônia liderada pelo vice-presidente do país, Otto Sonnenholzner. Na cidade de Loja, no sul do país, uma frota de 37 táxis elétricos opera desde 2017. Esses pedidos anteriores, juntamente com a frota de 20 caminhões elétricos a chegar, colocam o Equador na linha de frente do rápido impulso da América Latina por eletrificação de transporte.
Atualmente, o mercado latino-americano da BYD está em rápida expansão e seus ônibus, táxis e caminhões 100% elétricos estão atendendo com sucesso muitos países da região, incluindo Chile, Brasil, Colômbia, Argentina, Peru e Uruguai. Globalmente, os veículos puros da BYD se espalharam por mais de 300 cidades, em mais de 50 países e regiões.