O DIEESE (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos) fez um levantamento sobre acordos negociados pelas entidades sindicais para proteger a saúde, o emprego e a renda dos trabalhadores durante a pandemia do coronavírus. Até agora, foram analisadas negociações envolvendo metalúrgicos, bancários, comerciários, químicos, trabalhadores da saúde, construção, do setor hoteleiro, bares, restaurantes e lanchonetes, do teleatendimento, de transportes e armazenagem e do vestuário, de vários estados brasileiros. Os dados estão reunidos na publicação eletrônica Estudos e Pesquisas 91, Acordos negociados pelas entidades sindicais para enfrentar a pandemia do coronavírus – Covid 19.
Segundo o levantamento, entre as principais negociações realizadas pelas entidades sindicais com os empregadores, estão questões como:
– Implantação de medidas de prevenção e higiene, para combater a propagação da Covid 19 no ambiente de trabalho, e fornecimento de EPIs;
– Afastamento imediato de funcionários do grupo de risco das atividades laborais presenciai
– Concessão de férias coletivas, sem prejuízo do pagamento integral dos salários
– Licenças remuneradas e garantia do pagamento de piso mínimo
– Garantia de estabilidade temporária aos trabalhadores
– Manutenção do pagamento de todos os benefícios
– Antecipação do 13º salário
– Aprovação prévia, pelo voto dos trabalhadores e/ou avaliação do sindicato, de medidas aplicadas por empresas
Para consultar os trabalhadores sobre as propostas patronais, as entidades têm realizado assembleias virtuais, em páginas da internet.
A base do levantamento do DIEESE são instrumentos coletivos divulgados por entidades sindicais de trabalhadores, além de documentos reunidos pelas diversas unidades da instituição e matérias de grandes jornais. O objetivo é auxiliar as entidades nas negociações nesse momento de crise.
O material será atualizado continuamente.
Confira este e outros trabalhos sobre a crise do coronavírus em https://www.dieese.org.br/estudotecnico/coronavirus.html
Mais informações: 11 3874-5361