Dicas para a gestão de frotas durante a quarentena: antecipar manutenções e comparar custos

Com a economia mais lenta por causa da pandemia de Covid-19, as empresas precisam ajustar os seus custos. Uma das possibilidades de otimizar os recursos neste momento está na gestão das frotas corporativas.

As restrições de circulação durante a quarentena possibilitam que as empresas coloquem seus veículos em ordem. E é ainda uma oportunidade para refazer contas e comparar os custos de manter frotas próprias ou terceirizadas.

“Neste momento de redução nas atividades comerciais, recomendamos uma melhor utilização dos veículos, somente no que for estritamente necessário. Também é uma boa hora para realizar ou agendar serviços de manutenção”, diz Renato Vaz, diretor da Marbor Frotas Corporativas.

O período de quarentena também aumentou as consultas sobre os custos da locação de veículos. A Marbor disponibiliza uma ferramenta, “Conta em Foco”, que permite comparar os investimentos e despesas anuais de uma frota própria em relação aos valores da gestão terceirizada.

“Este é um ótimo momento para estudar qual modelo de alocação de recursos é o mais adequado para cada empresa: comprar ou alugar os veículos. A ferramenta Conta em Foco permite que as empresas construam uma comparação entre esses modelos de forma simples, clara e robusta”, afirma Renato Vaz.

O diretor da Marbor frisa que os estudos de custos têm sido um bom exercício para as empresas. “Na retomada da economia, elas poderão realizar mudanças nos seus negócios, ligadas principalmente à política de caixa”, avalia.

Ajustes internos e com clientes

Assim como todas as empresas, a Marbor também adotou medidas de ajustes internos e no relacionamento com seus cientes.

“Diante desta situação jamais vivida, nossas ações estão totalmente alinhadas com as recomendações do Ministério da Saúde. Estamos protegendo nossos funcionários, tanto na saúde quanto na preservação dos empregos”, relata o executivo.

A locadora de veículos vem trabalhando com uma equipe reduzida e oferendo novas soluções para seus clientes. “Estamos conversando e buscando uma forma conjunta de equilibrar nosso relacionamento comercial. Neste momento, cada um cede um pouco para que todos possamos passar por esta fase”, declara.

O diretor ressalta que as restrições da quarentena não diminuíram a qualidade do serviço da locadora. “Mesmo estando com o time reduzido, os clientes podem continuar contando com a Marbor. Continuamos 100% disponíveis para qualquer necessidade”, garante.