Plataforma online de soluções em entregas que conecta usuários e empresas a motoristas parceiros, a Lalamove chegou recentemente ao Brasil com a proposta de same day delivery.
Considerada unicórnio – startup que possui avaliação de preço de mercado no valor de mais de 1 bilhão de dólares –, a empresa fundada em 2013 em Hong Kong atua em diversas cidades dos estados de São Paulo (na capital, região metropolitana e cidades como Campinas, Jundiaí, São José dos Campos e Santos) e Rio de Janeiro (capital, Baixada Fluminense e municípios como Petrópolis e Volta Redonda). Já são mais de 3 mil motoristas parceiros no país.
Com uma frota de parceiros que vai de motos a veículos maiores, como Fiorinos, Kombis e carretos, a Lalamove consegue identificar o parceiro mais próximo e com o veículo ideal para retirada do item a ser entregue. Além disso, investe em tecnologias como agendamento de entregas, meios de pagamento, protocolo eletrônico, otimização de rotas, rastreamento em tempo real e relatórios mensais consolidados aos pequenos e médios negócios atendidos.
Segundo Albert Jonathan Go, diretor regional da Lalamove para a América Latina, o Brasil foi o primeiro país a ser escolhido como uma estratégia de expansão para a América Latina. “Observamos que, assim como no Sudeste Asiático, o Brasil possui uma das maiores populações do mundo, e seus pequenos e médios negócios enfrentam desafios no mercado de logística”, aponta.
Ele observa que muitas empresas têm essa demanda de levar e receber encomendas, e os pequenos e médios negócios, especialmente, podem achar os processos de logística intimidantes. “Portanto, quando precisam escalar suas operações, a logística surge como um grande entrave. A logística é a espinha dorsal da economia e, com a nossa chegada, queremos facilitar a vida desses negócios e ajudá-los a prosperar, oferecendo uma forma muito simples de transportar o que eles precisarem”, ressalta Jonathan Go.
A empresa ajuda a entregar desde itens pequenos, como uma chave ou um documento, a materiais de construção, móveis e mercadorias diversas, com exceção de carga viva e alimentos perecíveis. Globalmente, a Lalamove tem mais de 15 milhões de usuários registrados desde sua fundação. Dentre os mercados que mais utilizam a solução, destacam-se: e-commerce, indústria de manufatura, construção, moda, beleza e varejo. Em nível mundial, são mais de 2 milhões de entregadores parceiros registrados e 4.000 colaboradores.
“Esperamos inovar na forma com que as pessoas transportam coisas, sejam elas pequenas ou grandes, enquanto ganhamos tração no mercado. Nós nos adaptamos escutando os clientes e parceiros, que agora oferecem um serviço único aos brasileiros”, expõe o diretor regional para a América Latina.
De acordo com ele, ainda não há planos concretos da chegada a outras regiões, mas cidades como Porto Alegre e Belo Horizonte podem ser mercados interessantes. Recentemente, a marca chegou oficialmente à Cidade do México.