Após a divulgação do agravamento do cenário mundial sobre a proliferação do Novo Coronavírus e a classificação de pandemia pela Organização Mundial da Saúde (OMS), a Sulnorte, tradicional empresa de rebocadores controlada pelo Grupo H. Dantas e a segunda fundada no Brasil, passou a implementar diversas medidas com o objetivo de proteger os seus colaboradores e impedir a proliferação do vírus. As ações foram estabelecidas conforme a evolução do cenário e divulgação de novos decretos e orientações pelos órgãos governamentais.
“Primeiramente, criamos um gabinete de crise para acompanhar de perto o cenário. O objetivo foi propor medidas necessárias para proteção de todos os nossos colaboradores e adotar ações com foco na mitigação de possíveis impactos nas operações dos rebocadores”, destaca Luiz Felipe Antunes de Gouvêa, CEO da Sulnorte.
Além da suspensão de viagens ao exterior e adoção de home office para os colaboradores, a Sulnorte alterou o regime de trabalho dos marítimos embarcados nos rebocadores. A empresa estabeleceu a escala diferenciada, a fim de reduzir a exposição dos tripulantes dos rebocadores e preservá-los, assim como seus familiares. A Sulnorte também passou a disponibilizar vans e carros de aplicativos para os deslocamentos casa/trabalho para todos os colaboradores, dos funcionários administrativos aos marítimos.
“Frequentemente, criamos comunicados contendo informações gerais envolvendo a transmissão do Novo Coronavírus e também medidas administrativas adotadas pela Sulnorte. Um dos comunicados alertou a todos os colaboradores sobre as ameaças digitais nos tempos de pandemia”, comenta Carlos Leitão, coordenador do gabinete de crise da Sulnorte.
Além disso, os gerentes de cada área elaboram, diariamente, informativos consolidados, contendo dados operacionais e condições de saúde dos colaboradores. Esses informativos são resumos que permitem o total acompanhamento da situação atual de cada colaborador e a situação operacional da Companhia, possibilitando as tomadas de decisão necessárias. Outra medida foi a realização de reuniões diárias, por videoconferência, a fim de planejar e controlar todas as atividades necessárias ao bom funcionamento da empresa.
“Devemos notar que o cenário de incerteza provocado pela pandemia da Covid-19 nos impõe necessidades permanentes de análises rápidas para que possamos ajustar as ações já implementadas e pensar em novas estratégias”, ressalta Gouvêa. “Nesse momento de dificuldades enfrentadas pela pandemia da Covid-19, nosso país precisa manter seus portos abertos. E a Sulnorte é parte fundamental desta missão. Não é por outra razão que temos adotado ações preventivas, coerentes, assertivas e que priorizam a saúde em nosso ambiente de trabalho e do nosso time”, reforça.