Iniciativa desenvolvida pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) com o apoio do Sebrae proporciona a inscrição em plataforma online em que as micro e pequenas empresas brasileiras interessadas em expandir suas vendas ou prestação de serviços para o mercado internacional podem se cadastrar gratuitamente. Trata-se da Connectamericas, que fomenta o comércio exterior e investimentos nos países da America Latina e Caribe.
“Em um ambiente de negócios confiável, os donos de pequenos negócios têm acesso a comunidades de clientes, fornecedores e investidores de várias partes do mundo, segmentados por indústria em todas as áreas de atividades”, explica a analista da Unidade de Competitividade do Sebrae Nacional, Andrea Restrepo. Segundo ela, mesmo nesse momento de crise em função da pandemia do Covid-19, há oportunidades para buscar o mercado externo por meio de ferramentas digitais, como a plataforma Connectamericas.
Andrea compara o sistema a uma vitrine de negócios: “Ao se cadastrar, a micro e pequena empresa pode encontrar clientes e fornecedores por meio de anúncios de compra, receber dicas de como internacionalizar o negócio, participar de cursos e webinars com especialistas, entre outros benefícios”. Mais de 4,8 milhões de visitantes já foram registrados e 320 mil empresas cadastradas no Connectamericas. No Brasil, cerca de 10 mil empresas já aderiram à rede.
A maior parte das micro e pequenas empresas brasileiras que expõe seus negócios nesta plataforma é voltada para o ramo de alimentos e bebidas, mas contempla todo tipo de ramo econômico, inclusive serviços.
Para fazer parte do Connectamericas, basta acessar o site https://connectamericas.com/pt e se cadastrar de forma gratuita.