Estudantes visitam o Porto do Itaqui em tour virtual

Com o Programa de Visitas ao Porto do Itaqui suspenso por causa da pandemia de covid-19, a tecnologia vem tornando possível retomar a relação com o público. Por meio de visitas virtuais e videoconferências, a troca de experiências vem sendo garantida até que a visita real possa voltar a ser realizada. O primeiro desses encontros reuniu, na semana passada, alunos da WVU – Universidade de West Virginia, nos Estados Unidos, e nesta quarta, 13, foi a vez dos estudantes do curso profissionalizante de Operações Portuárias da Supera.

“Essas demandas para encontros virtuais demonstram o interesse que o trabalho desenvolvido pelo Porto do Itaqui desperta no público e a possibilidade que temos aqui de ampliar a relação porto-cidade, que é um importante pilar da empresa. Poder abrir as portas para o mundo nesse momento tão delicado é muito especial para toda a nossa equipe”, afirma a gerente de Comunicação do Porto do Itaqui, Deborah Baesse.

Business

O encontro com os jovens norte-americanos foi promovido pela agência de viagens Viamundo, especializada em intercâmbios. Todos os anos uma turma dessa universidade visita o Maranhão para conhecer diversos aspectos culturais e econômicos do estado, incluindo o porto público. A viagem virtual foi solicitada pelo professor Laurel Aynne Cook, da WVU Chambers College of Business and Economics, a escola de negócios da instituição.

“O Porto de Itaqui é um exemplo em cadeia de suprimentos e gerenciamento de qualidade e também desempenha um papel importante no desenvolvimento do Maranhão. É uma rara oportunidade ter um intercâmbio próximo e pessoal com uma instituição com esse prestígio. Nossos alunos puderam ver como o Itaqui conquistou uma dupla certificação pela ISO e estou ainda mais empolgado em mostrar aos meus alunos o porto pessoalmente neste ano que vem”, afirmou o professor.

O analista de comunicação estratégica do Itaqui, Raul Lamarca, conduziu os alunos de Laurel pelo tour virtual e chamou a atenção para a relação direta que o Brasil tem, por meio do Porto do Itaqui, com o Porto de Houston (EUA). “Este lugar parece incrível! Muito obrigado pela apresentação! Isso me faz sentir falta do Brasil”, disse Becky Giordano. “Eu amo essa viagem virtual. Aprendi coisas incríveis. Este definitivamente foi o destaque da minha semana estressante”, comentou o professor Li Wang.

Aula técnica

A turma de 20 alunos da Supera fez a visita virtual como aula técnica nesta quarta e o encontro foi conduzido pelo analista Benjamim Vieira, responsável pelo Programa de Visitas do Porto do Itaqui. Ele destacou a importância do porto para o Maranhão e apresentou, entre outros temas, aspectos da gestão ambiental, responsabilidade socioambiental, investimentos e perspectivas de crescimento.

Os jovens tiveram curiosidade sobre as ações de enfrentamento ao coronavírus, mercados emergentes e principalmente sobre perfis profissionais para atuar em um porto e os projetos de expansão do Itaqui que podem gerar empregos. “A atividade de campo foi muito boa, pois além de divertida e dinâmica, conseguimos sair dos livros e da imaginação para poder ver realmente o que é uma indústria tecnológica”, disse Marcus Vinicius de Moraes Costa, do curso de Operações Portuárias.

“Passei a enxergar o porto como conexão de mundo. Chega a ser algo tão grande que expressar por palavras não diz exatamente o que vejo. O porto é um dos pilares mais importantes e indispensáveis para o comércio global e saber que um dos melhores portos do Brasil fica na minha cidade me deixa bastante orgulhosa”, afirmou Gabryella Ravenna, da turma de Logística Portuária.