Flash Courier aposta em modelo de entrega em até 3 horas

A tecnologia criou uma cultura imediatista e ninguém quer esperar muito para receber um produto comprado na internet. Segundo o E-commerce Trends 2018 – Rock Content, 40% dos consumidores online já desistiram da compra por causa do prazo de entrega. De olho nessa demanda, a Flash Courier, referência em logística no Brasil, aposta no formato Ship From Store, que garante a entrega em até três horas. Nesse modelo, os produtos não passam por centros de distribuição: eles ficam concentrados nas lojas e são enviados diretamente ao cliente final em questão de horas.

A Flash realiza o processo por meio de um sistema robusto de tecnologia e uma rede de entregadores espalhados em diversas regiões. Quando uma compra é feita na modalidade Ship From Store em algum e-commerce parceiro, o sistema da Flash alerta o entregador mais próximo e disponível, que completará o serviço em até três horas.

Segundo o CEO da Flash Courier, Guilherme Juliani, esse é um modelo que beneficia todos os envolvidos na cadeia do e-commerce. A começar pelo consumidor, que ganha a opção de entrega rápida ao finalizar sua compra no site. “O e-commerce já era uma realidade e, com o isolamento social, essa cultura de comprar online ganhou ainda mais força. A questão é: não basta vender na internet. Para conquistar, e principalmente, fidelizar o consumidor é preciso entregar valor em todos os processos. E a entrega certamente é um dos momentos mais importantes”, diz.

A grande vantagem para o e-commerce é oferecer uma experiência de compra diferenciada. Para aderir ao modelo, basta que a loja faça uma integração com o sistema da Flash e, ao receber um pedido nessa modalidade, separe o produto em seu estoque e repasse para o entregador. “O Ship From Store na Flash é mais que uma tendência, ele veio para ficar porque ele auxilia, de maneira simples, o e-commerce, independentemente de seu tamanho e estrutura, na fidelização do cliente, e principalmente resolve o problema do consumidor final que passa a receber em um prazo de horas. O modelo otimiza as vendas on-line, traz economia e velocidade para o varejo, e ainda aumenta o giro de estoque”, afirma.

O CEO também lembra a importância de contar com uma rede segura de entregadores que passam por capacitação constante. Na Flash eles são preparados tecnicamente para operarem as ferramentas tecnológicas e levarem o produto com segurança, mas também emocionalmente para conseguirem lidar com imprevistos e atenderem bem os clientes. “Os entregadores são a ‘cara’ da empresa para o consumidor final. Por isso, eles precisam ser extremamente qualificados”, destaca.

Guilherme destaca que a ideia não é que o Ship From Store substitua o modelo tradicional. Isso seria improvável porque nem todos os consumidores desejam pagar pela entrega rápida. Além disso, muitas das lojas locais dos varejistas possuem um estoque pequeno e uma menor variedade de produtos disponíveis.

Mas o CEO lembra que essa é uma excelente alternativa para o e-commerce que quer começar a implementar a cultura ominichanel. “Ao oferecer a possibilidade de um produto ser comprado online, mas sair direto da loja para a casa do cliente, o varejista entrega uma experiência única ao consumidor, independente se ele está online ou offline. Isso é ser omnichannel: não existem mais canais de venda separados ”, diz.