No último sábado (8), o Porto de Imbituba foi palco de mais uma megaoperação de carga de projeto. Desta vez, um transformador de energia, de 184 toneladas, foi embarcado no navio porta-contêineres Monte Sarmiento, com o uso de dois guindastes de terra do tipo MHC (Mobile Harbor Crane) e cintas de alta resistência. A operação foi realizada pela empresa Santos Brasil, arrendatária dos Terminais de Contêiner e Carga Geral (TECON e TCG) e a Agência Marítima Imbituba (AMIL) foi responsável pelo navio.
“A capacidade de movimentação de cargas de projeto, aliada à expertise dos usuários do Porto de Imbituba, promovem o desenvolvimento socioeconômico do estado e a conexão logística com o Brasil e o mundo”, avalia Fábio Riera, diretor de infraestrutura e logística da SCPAR Porto de Imbituba, Autoridade Portuária. E acrescenta, “nosso objetivo é continuar fornecendo uma infraestrutura adequada, segura e capaz de alcançar cada vez maiores patamares de eficiência operacional”.
Para Danilo Ramos, diretor comercial de operações portuárias da Santos Brasil, “este tipo de operação só é possível pois há a combinação do know-how e equipamentos apropriados da Santos Brasil e uma ampla infraestrutura, que fazem do TCG Imbituba uma referência para a movimentação de cargas especiais como essa”. Ramos explica que, no embarque do transformador, foi disponibilizada toda a ampla extensão do Cais 2 para posicionamento do equipamento ao longo do costado do navio, e sincronizados dois guindastes de grande porte para a entrada da peça a bordo da embarcação.
O transformador foi produzido em Santa Catarina pela empresa WEG e chegou ao porto por via rodoviária. A catarinense é uma das maiores fabricantes de equipamentos elétricos no mundo. A megaoperação começou com o transporte do transformador até o porto, por meio de veículo especial com linhas de eixo, utilizadas para cargas superdimensionadas e muito pesadas, permitindo um transporte estável e seguro.
O navio Monte Sarmiento deixou Imbituba no domingo (9) em direção ao Porto de Pecém, no Ceará, por intermédio do serviço de cabotagem do armador Aliança, do qual a embarcação é parte da frota. Até o porto de destino, serão 10 dias de navegação. Em Pecém, o transformador será descarregado e transportado novamente no modal rodoviário até a cidade de Serra do Mel, no Rio Grande do Norte.