Melhores soluções de intralogística recebem o prêmio IFOY em evento virtual

Devido à impossibilidade de uma cerimônia presencial, a revelação dos ganhadores do IFOY Award deste ano foi feita de uma forma diferente: através do robô voador I-T20, abreviação de “IFOY Transformer 2020”, que se transformou nas categorias do maior prêmio de intralogística do mundo durante a cerimônia virtual.

“Tempos especiais exigem soluções especiais, e a transformação é a chave do sucesso. A cerimônia de premiação deste ano estabelecerá um sinal visível para o poder de transformação. Ela é dedicada às melhores inovações em intralogística e, além disso, às pessoas que fazem a logística acontecer”, disse a presidente executiva do júri, Anita Würmser.

 

Vencedores

Na categoria “Software de Intralogística”, a Bosch Rexroth ganhou com o software de localização a laser, que, ao contrário dos sistemas disponíveis no mercado, utiliza um sensor a laser para mapear automaticamente o ambiente, criando uma base para a condução autônoma em ambientes de intralogística e produção.

Na categoria “Empilhadeira de Baixa Elevação para Armazém”, o Combi-CS compacto e ágil da fabricante irlandesa Combilift convenceu o júri. O portapaletes com capacidade de carga de uma tonelada e altura de elevação de 2.500 mm oferece um valor agregado significativo em termos de operação e segurança em corredores estreitos, graças ao seu tiller patenteado de várias posições.

Já em “Empilhadeira de Alta Elevação para Armazém”, a vencedora foi a ESR 1000, da fabricante norte-americana Crown. Com capacidade de elevação de 1,6 tonelada e uma altura de levantamento de 6.840 mm, a empilhadeira impressionou no teste IFOY pelo seu conforto e, acima de tudo, pela velocidade de abaixamento: 25% mais rápido e com excelente recuperação de energia, em comparação com as empilhadeiras de alcance superior no mercado.

Na categoria “AGV/Robô”, o júri escolheu o tugger train autônomo TractEasy, da fabricante francesa EasyMile. O trator de reboque elétrico permite a automação flexível dos processos logísticos em ambientes internos e externos. Com uma capacidade de reboque de 25 toneladas, pode dirigir com segurança até 25 km/h em tráfego misto entre carros, pedestres e bicicletas. Graças à sua distância do solo, também pode ser usado em terrenos irregulares ou em condições climáticas difíceis.

Na categoria “Veículo Especial”, o troféu foi para o SRSC45H9, da fabricante chinesa Sany. A confortável reach stacker híbrida oferece capacidade de elevação na primeira, segunda e terceira linhas de 45, 31 e 15 toneladas. De acordo com um teste interno da Sany, os aumentos de produtividade são pelo menos 15% maiores que os do veículo padrão da empresa, e o consumo de combustível é 20% menor.

A empilhadeira contrabalançada elétrica RX 60, de 2,5 toneladas, da fabricante alemã Still, foi a vencedora na categoria “Empilhadeira Contrabalançada”. “Nunca antes uma empilhadeira elétrica foi tão produtiva no teste IFOY e uma alternativa tão séria aos combustores. Com a RX 60-25 na versão de alto desempenho, a Still ainda bate todos os recordes e eleva o padrão para as empilhadeiras elétricas nesse segmento”, ressaltou o júri.

Na categoria “Start-up do Ano”, a vitoriosa foi a Wiferion, anteriormente Blue Inductive, com o etaLINK 3000. O primeiro sistema de carregamento sem fio para veículos elétricos industriais não requer contatos deslizantes e plugáveis e permite o carregamento eficiente e rápido das baterias.

Assista ao vídeo com o robô e a cerimônia virtual no link tinyurl.com/ifoy2020vencedores.

 

Sobre o prêmio

O IFOY – Prêmio Internacional de Intralogística e Empilhadeira do Ano é considerado o principal prêmio de inovação do setor. A decisão é baseada na auditoria em três etapas, que consiste no protocolo de teste IFOY, com 80 critérios, no científico IFOY Innovation Check e no teste do júri. O fator decisivo é que os indicados não são comparados entre si, mas com os seus concorrentes.

A votação é realizada anualmente por um júri internacional independente de jornalistas especializados. A única jurada da América Latina é a Logweb, que também foi a primeira das Américas a fazer parte.

O IFOY Award é patrocinado pela VDMA – Associação de Manuseio de Materiais e Intralogística. Seus parceiros são Hannover Messe, CHEP e Fronius. As inscrições para a edição 2021 já  estão abertas e vão até 15 de outubro de 2020, pelo site www.ifoy.org.

 

Na revista Logweb impressa número 206, de dezembro 2019/janeiro 2020, o leitor encontra, a partir da página 38, mais informações e as fotos dos finalistas do IFOY Award 2020. Veja no portal, em Revista.

figura1