Mesmo diante de um ambiente adverso por conta da pandemia do Covid-19, no qual o mercado sofreu um recuo significativo, a BR Distribuidora registrou ganho de market share, sendo 0,4% na média do 2T20 em comparação ao 1T20 e com importante avanço tanto no segmento B2B (+2,4%) quanto na revenda (+1,2%). O lucro líquido neste segundo trimestre foi de R﹩ 188 milhões, 19,7% menor que o 1T20 e 37,7% a menos que 1T19. O Ebitda ajustado no período foi de R﹩ 816 milhões ou R﹩ 104/m³, 47,7% maior do que o 1T20 e 61,3% se comparado ao 2T19.
Esse resultado é reflexo direto da implementação de medidas de aumento de eficiência e obtenção de ganhos tributários que compensaram o cenário atípico e os efeitos da queda do petróleo. Além disso, destaca-se que a companhia gerou fluxo de caixa positivo, mantendo sua alavancagem em níveis saudáveis, mesmo no período desafiador.
A diminuição de dispêndios ocorrida no 2T20 em relação ao 1T20, por conta da consolidação das iniciativas de gestão de despesas correntes e por medidas de contingência adotadas durante a pandemia, atingiram R﹩ 81 milhões, mitigando o impacto do recuo do volume de vendas, que foi 14,8% inferior na comparação QoQ.
A companhia observa uma gradual recuperação dos volumes vendidos, o que tem acompanhado a contínua retomada da circulação de pessoas nas principais capitais do país. No diesel, em junho, o crescimento foi de 1,2% e, no ciclo Otto, 1,9% em relação ao período pré-crise.
A BR continua alinhada às 10 iniciativas de criação de valor, reiterando o potencial de seus ativos, pessoas, produtos e marcas, que vão gerar resultados consistentes e sustentáveis no longo prazo.
Mais informações e acesso aos resultados completos: http://www.ri.br.com.br