Pioneira na tecnologia inovadora que usa inteligência artificial para detectar clonagens de documentos, a Buonny, gerenciadora de riscos para transportes e logística, trouxe mais resultados positivos em julho.
Durante o mês, foram detectadas 45 tentativas de clonagens e 17 novos clonadores foram identificados. Com isso, a empresa evitou prejuízos de mais de R$ 5 milhões para as seguradoras.
O que é clonagem?
Trata-se de uma das práticas mais comuns no transporte de cargas, atualmente. Um meliante assume a identidade de um motorista, clonando seus documentos, que foram extraviados, em sua maioria, e afirmando ser o profissional contratado, para ter acesso às cargas e desviá-las.
O sistema de inteligência artificial é usado pelo Teleconsult, maior cadastro de motoristas do Brasil. Por meio dessa inovação, é possível comparar a foto do banco de dados com a da CNH fornecida pela empresa na qual o motorista pretende carregar. Com a fraude detectada, a carga não cai nas mãos dos bandidos e, dessa maneira, motoristas idôneos podem trabalhar.
Pontos importantes
Para determinação do perfil profissional do pesquisado são avaliados, além do Sistema de Reconhecimento Facial:
1. tipo de carga;
2. valor transportado;
3. origem e destino;
4. proprietário e dados do veículo;
5. documentação junto aos órgãos competentes.
A Buonny ainda analisa referências pessoais, o que é fundamental para saber quem são familiares e pessoas físicas indicadas, experiência do profissional junto a empresas que carrega frequentemente, entre outras checagens, como, distribuidor forense, situação do CPF na Receita Federal, da CNH e histórico de sinistros.