A cidade de Lauro de Freitas, a 26 quilômetros do centro de Salvador, BA, acaba de receber um moderno e sustentável Centro de Distribuição. Trata-se do Bresco Bahia, condomínio logístico triple-A com 56.217,30 m² de área bruta locável e que conta com dois galpões: G100, com 38.141,97 m², já locado para a gigante de e-commerce Mercado Livre, e G200, que será entregue no primeiro trimestre de 2021 e terá 18.075,33 m² divididos em módulos para locação a partir de 5.510 m².
Desenvolvido pela Bresco, gestora do segmento logístico, o primeiro empreendimento da empresa na Bahia fica entre as cidades de Lauro de Freitas e Salvador, na Rodovia BA – 535 (conhecida como Via Parafuso), uma das principais rodovias de escoamento do Estado, o que possibilita maior agilidade de entrega das mercadorias às regiões mais demandadas logisticamente, devido a ausência de pedágios para distribuição à Região Metropolitana de Salvador, ao centro da cidade e ao aeroporto internacional.
O Bresco Bahia é um empreendimento Last Mile, e apresenta, como principais características: pé direito de 12 m; piso nivelado a laser com resistência de 6ton/m²; 114 docas equipadas com niveladoras eletromecânicas; 70 vagas para caminhões, 190 vagas para automóveis e 8 de ônibus; sistema de combate a incêndio completo nível J4 com sprinklers K25 e hidrantes; e certificação LEED.
De acordo com o Mercado Livre, que atende mais de 53 milhões de compradores e comercializa 289 milhões de mercadorias, o Bresco Bahia se enquadra no processo de capacidade logística da empresa, que nos últimos anos vem aumentando o volume de produtos que saem de seus outros Centros de Distribuição, localizados em Cajamar e Louveira, em São Paulo.
A Bahia está estrategicamente localizada entre os principais mercados da América Latina, o que facilita o fornecimento de insumos, bem como a transferência de produção. O Estado ainda faz fronteira com os principais mercados brasileiros, além de servir como ligação entre a região Centro-Oeste e o Oceano Atlântico.