Com entregas em veículos 4 rodas, Lalamove ajuda a revolucionar o e-commerce no Brasil

Economizar tempo e dinheiro é essencial para o sucesso do negócio das startups, principalmente aquelas que contam com estruturas mais enxutas. Por isso, algumas delas optam por terceirizar serviços como o de logística.

Isso porque iniciar uma operação logística do zero pode ser uma tarefa complicada, cara e pouco eficiente, já que exige tecnologia e conhecimentos que possivelmente nem todo empreendedor de pequeno e médio porte tem acesso. Neste cenário, algumas empresas têm se destacado, principalmente ao longo dos últimos meses de pandemia. A Lalamove, plataforma online de soluções em entregas que conecta usuários e empresas a motoristas parceiros com carretos, utilitários, SUVs e motocicletas próprios, é uma empresa que oferece esse serviço – e é parceira de muitos negócios para ajudá-los a crescer com ajuda da tecnologia.

É o caso da Facily, um social commerce, ou seja, um comércio eletrônico que permite que um grupo de amigos faça compras com descontos atrativos. Além disso, a Facily tem outra diferença em relação aos e-commerces tradicionais. Ao invés de entregar os produtos diretamente na casa dos usuários, a startup transporta até pontos de retirada próximos, possibilitando ainda mais economia.

Mas como levar os produtos de uma forma prática e acessível? Para otimizar a demanda, a melhor opção são os veículos maiores que permitem o transporte de várias mercadorias de uma vez, como utilitários.

De acordo com Luciano Freitas, cofundador e CMO da Facily, era importante encontrar uma empresa especialista em entregas para cuidar do envio. E, há cerca de 5 meses, o social commerce começou a usar as soluções da Lalamove, que é considerada um unicórnio da logística. “Gerenciar as entregas de um negócio é uma tarefa complexa. Por isso, poder pedir um utilitário em poucos minutos é algo fundamental para o nosso negócio” conta o executivo.

Segundo Luiz Giordani, gerente geral da Lalamove no Brasil, o transporte de mercadorias, especialmente para negócios que precisam de veículos maiores, pode ser um processo intimidante. “Antes da nossa chegada, para conseguir um veículo maior, o usuário precisava acionar motoristas de carreto ou utilitário informalmente, por telefone ou WhatsApp, ou contratar uma transportadora pagando preços exorbitantes. Empresas maiores, por sua vez, poderiam montar uma frota própria, mas gastar muito neste processo”, conta Luiz.

A Lalamove funciona via webapp e aplicativos disponíveis para Android e iOS para facilitar a conexão entre clientes e profissionais de entrega e carreto. Nela, o usuário pode escolher o veículo ideal para suas necessidades, o ponto de retirada do pedido e os locais de entrega – a plataforma permite adicionar até 20 pontos de parada. Além disso, a Lalamove oferece serviços adicionais aos seus clientes, como a ajuda no carregamento dos itens durante o tempo contratado. Os preços iniciais da plataforma variam de R$ 9 a R$ 100, dependendo do serviço contratado, mais variáveis de quilometragem, paradas extras, adicional noturno e/ou de ajuda do motorista parceiro.